Severo de Antioquia (459-538)- Alta Mariologia primitiva

www-St-Takla-org--Coptic-Saints-Saint-Severus-of-Antioch-Pope-03.jpg
Severo (459-538), bispo de Antioquia, tem algumas declarações fenomenais a respeito da singularidade da Santíssima Virgem Maria. Embora ele seja apenas venerado pela Igreja Copta / Egípcia, a Igreja Siríaca Jacobita e a Igreja Armênia, seu ensinamento Mariológico acrescenta a qualidade única de mostrar como este modo ecumênico de ensinar sobre Maria estava presente mesmo fora dos ortodoxos calcedonianos e ortodoxos e o Ocidente latino / papal, ambos são geralmente considerados os corpos majoritários que assumem a narrativa do cristianismo nos primeiros dez séculos. Em outras palavras, não precisamos nos referir às fontes ortodoxas orientais ou católicas romanas para encontrar uma abundância de alta-mariologia, e assim a raiz deste ensinamento deve preceder a separação dessas igrejas orientais, e assim mostra a certeza de sua antiguidade.

Severo, nascido em Sozópolis, estudou a fé cristã em Alexandria, no Egito, e foi, portanto, exposto a uma variedade de fontes em um centro cultural tão grande. Ele também era monge e fundador de um mosteiro perto de Gaza, na Palestina. Em 512, ele foi consagrado Patriarca de Antioquia.

Nesta primeira citação, vemos a proximidade que Severo coloca o Senhor Cristo em relação à Virgem como Mãe de Deus:

“Quando um homem olha para você, ó mãe de Deus e Virgem, e para o mistério divino que surgiu em você por um milagre, ele se fecha em silêncio por causa da indescritibilidade disso, e, maravilhado, é movido a oferecer louvores por causa da grandeza daquele que nos amou de maneira tão grande ”(Ottoeco, Hymn 120; PO 6, 159-60)

Aqui, a Virgem Maria é comparada com a Sarça Ardente, onde Deus a encheu de fogo, só que desta vez a Mãe de Deus, em virtude de dar a natureza humana ao segundo membro da Santíssima Trindade, é a portadora de Deus. A linguagem aqui certamente ilustrará algo profundamente distinto do pensamento patrístico mariano.

“Quando eu viro meu olhar para a Virgem Mãe de Deus e tento esboçar um simples pensamento sobre ela, eu imediatamente pareço ouvir uma voz vindo de Deus e gritando alto em meus ouvidos, ‘Não se aproxime. Tire as sandálias dos seus pés, pois o lugar onde você está é terra santa ”. Em verdade, devemos libertar nossas mentes de toda imaginação mortal e carnal, como se removessemos as sandálias dos nossos pés, quando nossas mentes tentam elevar-se à contemplação das coisas divinas. Mas que tipo de coisa podemos contemplar que é mais elevada ou maior que a Mãe de Deus? Aproximar-se dela é como aproximar-se do solo santo e alcançar o céu ”(Homilia 67; PO 8, 349-50).

Meditação e contemplação da Virgem nos leva a viver nossas vidas em santidade.

“Ela é o fermento da nossa nova criação, a raiz da verdadeira videira cujos ramos nos tornamos, em virtude da germinação própria do batismo. Ela é o ponto de chegada da reconciliação de Deus com os homens, ocasião em que os anjos cantaram: ‘Glória a Deus no Altíssimo céu; paz na terra e boa vontade para com os homens. Por esta razão, a lembrança da Virgem desperta nossas almas, fazendo-as considerar como, por sua intervenção, fossemos chamados de uma inimizade irreconciliável, de uma situação de guerra, por assim dizer, a uma paz tão grande, a divina familiaridade, a uma associação maravilhosa ”(Homilia 67; PO 8, 364-65)

Orar à Virgem para pedir intercessão também está lá.

“Imploramos a ela que foi a que deu nascimento a Deus e oramos a ela para interceder por nós, aquela que é honrada por todos os santos” (Ottoeco, Hino 118; PO 6, 157)

“Mais do que os outros santos, ela é capaz de viver orações por nós e nos a gloriamos por tê-la obtido como ornamento de nossa raça” (Homilia 14, 18; PO 38, 413).

“Ela é honrada por todos os santos: pelos Patriarcas, porque foi Ela quem recebeu a bênção gloriosa que eles prometeram; pelos Profetas, que de antemão o haviam predito muitas vezes de diversas maneiras; pelos apóstolos, que o pregaram; pelos Mártires, que encontraram nele um professor em meio às suas lutas, o apresentador de suas coroas e a razão de seus sofrimentos. Nós também o louvamos; ele, para o bem da salvação e vida de nossa raça, fez e completou tudo em sabedoria ”(Ottoeco, Hino 118; PO 6, 157-58)

Por fim, considerando sua singular e santidade sem pecado como membro da raça humana caída, Severo escreve:

“Ela formou parte da raça humana e tinha a mesma essência que nós, embora fosse pura de toda a mácula e imaculada” (St. Severus, Hom., Cathedralis, 67, PO, 8, 350).

Todas as traduções para o português tiradas de ”Mary and the Fathers of The Church” do Dr. Luigi Gamebero.


Traduzido de: https://erickybarra.wordpress.com/2018/03/16/severus-of-antioch-459-538-early-high-mariology/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: