A Eucarístia é estritamente necessária para a salvação?

Tradução: Is the Eucharist Necessary for Salvation? – Shameless Popery – http://shamelesspopery.com/is-the-eucharist-necessary-for-salvation/

Sandro_Botticelli_-_The_Last_Communion_of_St_Jerome_-_WGA2833-533x700.jpg

Protestantes podem ser salvos, dado que eles não têm a Eucaristia? Em João 6: 53-55, Jesus fala sobre a Eucaristia de uma maneira que parece sugerir que, sem ela, você não pode ser salvo:


“Em verdade, em verdade te digo, a menos que comais a carne do Filho do homem e bebei o seu sangue, você não tem vida em você; Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é comida, e meu sangue é de fato bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele ”.


Assim, devemos concluir disto que a Eucaristia é estritamente necessária para a salvação?

Não, digamos Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Em seu estilo típico, Tomás de Aquino faz uma distinção útil:


Primeiro, uma coisa pode ser necessária para que, sem ela, o fim não possa ser alcançado; assim, a comida é necessária para a vida humana. E isso é simples necessidade de fim.

Em segundo lugar, diz-se que uma coisa é necessária se, sem ela, o fim não puder ser alcançado de forma tão atraente: assim, um cavalo é necessário para uma viagem. Mas isso não é simples necessidade de fim.


Usamos esse segundo sentido de “necessário” frequentemente, geralmente sem pensar nisso. Se eu disser que você vai precisar de um avião para ir da Cidade A até a Cidade B, isso não é estritamente verdadeiro: um longo carro ou passeio de barco pode levar você até lá, mas será muito mais difícil , e há uma maior probabilidade de as coisas darem errado e você não chegar ao seu destino com segurança. Ou se o seu professor disser que você precisa de um livro específico para a turma dele, ele provavelmente não está dizendo que você falhará automaticamente se não tiver o livro, ele está dizendo que você estará comprometendo desnecessariamente sua capacidade de ter sucesso, aumentando sua probabilidade de falha.

É estritamente necessário ficar acima de um “F” para passar um curso: é literalmente impossível passar com um “F”. Não é estritamente necessário estudar ou prestar atenção, etc., mas ainda podemos dizer coerentemente que você precisa fazer estas coisas. Estamos apenas usando o segundo significado de “necessidade”. Assim, a Eucaristia é “necessária” neste segundo sentido, mas não no sentido de estrita necessidade. Afinal, Tomás de Aquino salienta que “as crianças são salvas somente pelo batismo sem os outros sacramentos”.

Isso nos deixa duas perguntas: primeiro, o que fazemos com as palavras de Nosso Senhor? E segundo, isso significa que não devemos nos preocupar tanto com a Eucaristia?

Santo Agostinho responde a primeira destas questões, explicando que é sobre a realidade da Eucaristia:


E assim Ele teria essa carne e bebida para ser entendida como significando a comunhão de Seu próprio corpo e membros, que é a Santa Igreja em seus santos e crentes predestinados, e chamados, justificados e glorificados. Destes, os primeiros já são efetuados, a predestinação; os segundos e os terceiros, isto é, a vocação e a justificação, estão ocorrendo, estão acontecendo e acontecerão; mas a quarta, a saber, a glorificação, está presentemente na esperança; mas uma coisa futura em realização. O sacramento desta coisa, a saber, da unidade do corpo e sangue de Cristo, é preparado na mesa do Senhor em alguns lugares diariamente, em alguns lugares em certos intervalos de dias, e da mesa do Senhor é levada, por alguns para a vida, por alguns para a destruição: mas a coisa em si, da qual é o sacramento, é para todos os homens para a vida, para nenhum homem para a destruição, qualquer um que tenha sido seu participante.


Em outras palavras, o Sacramento da Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, e é comunhão neste Corpo de Cristo que é salvífico. Não é a mera recepção da própria Eucaristia. Como observa São Paulo em 1 Coríntios 11: 27-29, a indigna recepção da Eucaristia é realmente condenável:


Quem, pois, comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado de profanar o corpo e o sangue do Senhor. Deixe um homem examinar a si mesmo e assim comer do pão e beber do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo come e bebe o juízo sobre si mesmo.


Então, não é a mera recepção física do sacramento que salva, ou então aqueles que receberam a Eucaristia indignamente seriam salvos, não condenados. E, de fato, esse tipo de visão dos sacramentos poderia tornar possível não crer em Jesus, nem mesmo estar disposto a receber a Comunhão, e ter alguém te salvando, forçando-te a Eucaristia. Agostinho argumenta que isso é contra a natureza livre da crença e da salvação: “Um homem pode ir à igreja a contragosto, pode se aproximar do altar a contragosto, participar do sacramento a contragosto: mas ele não pode crer a menos que esteja disposto. Se acreditássemos com o corpo, os homens poderiam ser levados a acreditar contra sua vontade.

E assim Agostinho argumentará que “o sacramento é uma coisa, a virtude do sacramento é outra”, e que “isto é o que pertence à virtude do sacramento, não ao sacramento visível; aquele que come dentro, não por fora; quem come em seu coração, não quem pressiona com seus dentes. ”Tomás de Aquino concorda, argumentando que as palavras de Jesus em João 6: 53-55“ devem ser entendidas como espirituais, e não meramente sacramentais. ”Não é suficiente receber o Corpo de Cristo em sua boca se você não receber Jesus em seu coração. Então, quando Jesus diz que “quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”, ele está se referindo àqueles que O recebem em fé. Da mesma forma, é essa recepção na fé à qual Ele está se referindo quando fala da necessidade de “comer a carne do Filho do homem e beber seu sangue”.

Mas observe que Agostinho e Tomás de Aquino não vão ao extremo oposto, de tratar o Sacramento como meramente irrelevante. Como diz Aquino, não basta comer “meramente sacramentalmente”, como se os sacramentos o salvassem da fé. Mas isso não significa que essa alimentação sacramental seja irrelevante. Tomás de Aquino salienta que “Deus não faz nada sem um propósito”, e todos os sete dos sacramentos instituídos por Cristo nos são dados por uma boa razão. De fato, Aquino argumenta que a Eucaristia é o maior dos sete sacramentos, “porque contém o próprio Cristo substancialmente”, enquanto os outros sacramentos contêm apenas “um certo poder instrumental que é uma parte do poder de Cristo”. O batismo nos salva e capacita receber o dom ainda maior de Jesus Cristo, no dom da Eucaristia. Deste modo, podemos dizer que a Eucaristia é maior que o Batismo e que é menos necessária para a salvação.

Lembrem-se de que a Eucaristia e os outros sacramentos são necessários no segundo sentido necessário: que “sem isso, o fim não pode ser atingido de maneira tão atraente”. Tentando chegar ao Céu sem receber absolvição por seus pecados na Confissão ou ser capacitado com os dons do Espírito Santo na Confirmação, ou ser capaz de receber o próprio Jesus Cristo na Eucaristia (com todas as graças que acompanham uma digna recepção da Eucaristia) é como tentar passar a aula sem os materiais necessários, ou tentando atravessar o oceano sem pegar um avião. Não é estritamente impossível, mas por que tornar as coisas desnecessariamente mais difíceis para você? Deus nos deu esses grandes presentes para nosso benefício e para a facilidade de nossa salvação, então vamos nos deleitar e compartilhar essas Boas Novas com aqueles (mesmo outros cristãos!) Que podem não conhecer os meios completos de salvação que Jesus nos dá cada dia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: