Rm 2-4 & “Obras da Lei”: interpretação Patrística

Tradução: Romans 2-4 & “Works of the Law”: Patristic Interpretation | Dave Armstrong

https://i2.wp.com/henrycenter.tiu.edu/wp-content/uploads/2013/08/Saint-Paul-writing-epistles-e1432654433996.jpg

Nós não somos intrinsecamente pecadores. Nós fomos originalmente criados sem pecado; o batismo remove as penalidades do pecado original, e nós seremos sem pecado novamente se formos para o céu. A justiça vem somente de Deus, e Ele nos transforma, e nós cooperamos com ele para nos tornarmos mais santos o tempo todo.

A graça é sempre primária e inicial. Assim que aceitamos essa graça, podemos cooperar com ela para fazer boas obras banhadas em graça, e essas obras (e nenhuma outra) são meritórias. Em toda Missa, os católicos se examinam, confessam seus pecados (venial) e reconhecem sua indignidade de receber Cristo na Eucaristia, exceto por Sua graça.

A Lei e o Evangelho não são opostos um ao outro. Jesus e Paulo ensinaram que a Lei por si só nunca salvou ninguém – sempre foi fé e graça. Mas isso não é o mesmo que dizer que a Lei é antitética ao Evangelho. Esse foi o erro de Lutero (um dos muitos) e é simplesmente antibíblico. Mateus 5: 17-20 é suficiente em si mesmo para pregar este ponto. A salvação é um processo para toda a vida, o livre arbítrio coopera após o puro ato inicial de graça de Deus. Não pode ser diferente.

As obras sozinhas (isto é, o pelagianismo) é tão antibíblica quanto a fé somente. Nós acreditamos na fé + obras como duas lâminas de uma tesoura, ou dois lados de uma moeda. Eles não podem ser separados, ou você não pode ter nenhum deles. Não há tal coisa como uma “tesoura” com uma lâmina. Não pode funcionar dessa maneira.

Obras, sozinhas, no sentido de obras auto-produzidas consideradas separadas da graça capacitadora de Deus, não podem nos salvar. A Lei não pode salvar ninguém sem fé e graça, nem pode gerar obras internas sem fé e graça. Agora vou citar os Padres, em seu comentário sobre Romanos 4.

Comentaristas cristão antigos (editor geral Thomas C. Oden, Downers Grove, Illinois: InterVarsity Press, 1998 -):


Romanos 4: 2


Que ninguém pense que alguém que tem fé suficiente para ser justificado e ter glória diante de Deus pode ao mesmo tempo ter injustiça habitando nele também. Pois a fé não pode coexistir com a incredulidade, nem a justiça com a iniqüidade, assim como a luz e as trevas não podem viver juntas. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]


Romanos 4: 4


Paulo estava falando aqui da maneira como os salários são dados. Mas Deus deu pela graça, porque deu aos pecadores para que, pela fé, pudessem viver justamente, isto é, fazer boas obras. Assim, as boas obras que fazemos depois de recebermos a graça não devem ser atribuídas a nós, mas sim àquele que nos justificou pela sua graça. [St. Agostinho, sobre Romanos 21]


Romanos 4: 5


A raiz da justiça não brota das obras; antes, o fruto das obras cresce a partir da raiz da justiça, a saber, pela raiz da justiça pela qual Deus traz justiça àquele a quem ele aceitou sem as obras. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]

Deus faz o homem ímpio piedoso, a fim de que ele possa perseverar nesta piedade e justiça. Pois um homem é justificado para que ele seja justo, não para pensar que não há problema em continuar pecando. [St. Agostinho, sobre Romanos 22]


Paulo, em Romanos 3:28, separa a fé das “obras da lei”, que é diferente das obras em si. Paulo estava dizendo que os judeus não foram salvos pela Lei do AT, mas pela fé o tempo todo. Mas isso não significa que a Lei não tenha efeito, ou seja, nula e vazia, como ele aponta em 3:31 (cf. declaração de Jesus em Mt 5: 17-20). Da mesma forma, quando ele passa a contrastar a fé e as “obras” de Abraão no capítulo 4, ele continua a se referir à Lei do Antigo Testamento, e não às obras em geral (ver, por exemplo, 4: 10, 13-16).

Agora eu vou citar os Padres em seus comentários sobre Romanos 2-3 também:

Comentaristas Cristãos Antigos:


Romanos 2: 2


Os feitos de um homem bom e um homem mau passam, mas eles moldam e constroem a mente do fazedor de acordo com sua respectiva qualidade e a deixam boa ou ruim e, portanto, destinada a receber punição ou recompensas. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]


Romanos 2: 5


Agora, vamos considerar o que se entende pelo julgamento justo de Deus, no qual ele recompensará cada um de acordo com suas obras. Antes de mais nada, devemos rejeitar os hereges que dizem que as almas são boas ou más por natureza e, em vez disso, que Deus recompensará cada um de acordo com seus atos e não de acordo com sua natureza. Segundo, os crentes devem ser instruídos a não pensar que é suficiente apenas crer [sem frutos]; eles devem perceber que o julgamento justo de Deus recompensará cada um de acordo com suas obras. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]


Romanos 2: 7


Deus deu aquilo que é bom, e aqueles que o fazem receberão glória e honra porque fizeram o bem quando tiveram o poder de não fazê-lo. Mas aqueles que não o fizerem receberão o julgamento justo de Deus, porque não fizeram o bem quando tiveram o poder de fazê-lo. [St. Irineu, Contra as Heresias, 4.37.1]

Aqui Paulo desperta aqueles que se afastaram durante as perseguições e mostra que não é certo confiar apenas na fé. Pois o tribunal de Deus exigirá ações também. [S. João Crisóstomo, Homilias sobre Romanos 5]

Portanto, aqueles que buscam a vida eterna não são apenas aqueles que acreditam corretamente, mas aqueles que vivem corretamente também. [Ambrosiastre, comentário sobre as epístolas de Paulo]

Fazer bem é por um tempo, mas a recompensa é eterna. . . Paulo queria mostrar que há muitas recompensas para aqueles que são bons. [Teodoreto, Interpretação dos Romanos]


Romanos 2:10


Portanto, não creio que se possa duvidar de que alguém que merece ser condenado por causa de suas más ações também será considerado digno da recompensa de boas obras se ele fizer algo de bom [então cita 2Coríntios 5:10]. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]

É nas obras que a punição e a recompensa dependem, não da circuncisão e da incircuncisão. . . Pois nesta passagem são os judeus que ele está principalmente se opondo. [S. João Crisóstomo, Homilias sobre Romanos 5]


Romanos 2:11


Paulo diz que os judeus diferiam dos gentios, não em suas ações, mas apenas em suas pessoas. Mas não é por essa razão que alguém é honrado e o outro desonrado. É de suas obras que a honra ou a desgraça virão. [S. João Crisóstomo, Homilias sobre Romanos 5]


Romanos 2:12


Por “lei”, ele quer dizer a lei de Moisés, à qual os judeus estão ligados, embora não acreditem. Os gentios também estão sob o julgamento da lei natural, mas apenas na medida em que escolheram não se ligar a ela. [Ambrosiastre, comentário sobre as epístolas de Paulo]


Romanos 2:13


Qual é o benefício disso se, enquanto ouvimos todos os dias, negligenciamos praticar o que ouvimos? Por isso, peço-lhe que sejamos zelosos ao praticar essas mesmas obras (de modo algum, de fato, é possível sermos salvos), para que também possamos lavar nossos pecados e receber a benignidade do Senhor em suas próprias mãos graças e misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. [S. João Crisóstomo, Homilias sobre Gênesis 47.18]


Romanos 2:14


Quando Paulo está desafiando o orgulho do judaísmo, ele é cuidadoso em não parecer estar condenando a lei como tal. Ao contrário, ao exaltar a lei e mostrar sua grandeza, ele expõe toda a sua posição. [S. João Crisóstomo, Homilias sobre Romanos 5]


Romanos 2:25


Se a contenção do mal que a circuncisão significa não é correspondida por obras de fé, é considerada como uma forma de maldade. Mesmo na igreja, se alguém está ‘circuncidado’ pela graça do batismo e, em seguida, torna-se um transgressor da lei de Cristo, a circuncisão de batismo é contado a ele como incircuncisão, porque ‘a fé sem obras é morta’. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]


Romanos 2:29


Paulo deixa de lado tudo o que é apenas do corpo. Porque a circuncisão é externa, e assim são os sábados, os sacrifícios e as purificações. . . O gentio que faz o bem é mais louvável que o judeu que infringe a lei. Quando isso é acordado, a circuncisão da carne deve ser deixada de lado, e a necessidade de uma boa vida é demonstrada em toda parte. [S. João Crisóstomo, Homilias sobre Romanos 6]

Isso significa que a lei deve ser entendida de acordo com o Espírito e não de acordo com o que a letra diz. [St. Agostinho, sobre Romanos 11]


Romanos 3:10


Eu acho que aqui o apóstolo está dizendo que ninguém fez o bem no sentido de que ninguém trouxe bondade à perfeição e conclusão.
[Orígenes, Comentário sobre Romanos]


Romanos 3:20


Mais uma vez Paulo retoma sobre a lei, mas desta vez com moderação, pois o que ele diz é uma acusação não contra a lei, mas contra a negligência do povo da aliança. [S. João Crisóstomo, Homilias sobre Romanos 7]

Alguns pensam que declarações como essa são um ataque à lei. Mas eles devem ser lidos com muito cuidado, de modo que nem a lei é condenada pelo apóstolo nem o livre-arbítrio é tirado do homem. . . A lei é boa porque proíbe o que deveria ser proibido e requer o que deveria ser requerido. Mas quando alguém pensa que pode cumprir a lei em sua própria força e não pela graça de seu Libertador, essa presunção não lhe faz bem, mas prejudica-o tanto que ele é tomado por um desejo ainda mais forte de pecar e por seus pecados acaba como um transgressor. [St. Agostinho, Romanos 13-18]


Romanos 3:21


O apóstolo menciona muitos tipos diferentes de lei nesta epístola, e somente o leitor mais atento será capaz de detectar quando ele está mudando de uma para a outra. . . Não se surpreenda que a palavra “lei” seja usada aqui em dois sentidos diferentes! . . .

Além disso, existe uma maneira de dizer qual o significado da palavra “lei”. A língua grega usa artigos na frente de nomes próprios. Assim, quando a lei de Moisés é pretendida, o artigo é usado, mas quando a lei natural é entendida, o artigo é omitido. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]

Pois quando a lei os considerou culpados, a justiça de Deus os perdoou e o fez à parte da lei, de modo que até que a lei devesse ser suportada Deus lhes perdoou seus pecados. E para que alguém pense que isso foi feito contra a lei, Paulo acrescentou que a justiça de Deus tinha uma testemunha na Lei e nos Profetas, o que significa que a própria lei havia dito que no futuro viria alguém que salvaria a humanidade. Mas não era permitido que a lei perdoasse o pecado. [Ambrosiastre, comentário sobre as epístolas de Paulo]

Paulo não diz que a justiça de Deus foi “dada”, mas que foi “manifestada”, destruindo assim a acusação de que é algo novo. Pois o que é manifestado é antigo, mas previamente oculto. Ele reforça esse ponto mencionando que a Lei e os Profetas a predisseram. [S. João Crisóstomo, Homilias sobre Romanos 7]

A justiça de Deus não se manifesta fora da lei, pois, nesse caso, não poderia ter sido testemunhada na lei. É uma justiça de Deus à parte da lei porque Deus a confere ao crente através do Espírito de graça sem a ajuda da lei. [St. Agostinho, O Espírito e a Letra 15]


Romanos 3:22


Como poderia Paulo ter prometido glória, honra e paz às boas obras dos gentios à parte da graça do evangelho? Porque de outra forma não há aceitação de pessoas com Deus. E porque não são os ouvintes, mas os executores da lei que são justificados, ele argumenta que todos, sejam judeus ou gentios, terão a mesma salvação no evangelho. [St. Agostinho, O Espírito e a Letra 44]


Romanos 3:28


Paulo diz que um gentio pode ter certeza de que ele é justificado pela fé sem fazer as obras da lei, por exemplo, a circuncisão ou novas luas ou a veneração do sábado. [Ambrosiastre, comentário sobre as epístolas de Paulo]

Paulo não disse “nós mantemis” porque ele mesmo estava incerto. Ele disse isso para contrabalançar aqueles que concluíram com isso que qualquer um que quisesse poderia ser justificado simplesmente pela fé voluntária. Note cuidadosamente que Paulo não diz simplesmente “sem a lei”, como se pudéssemos apenas realizar a virtude querendo, nem fazemos as obras da lei pela força. Nós as fazemos porque fomos levados a fazê-los por Cristo. [Teodoro de Mopsuéstia, Comentário Paulino da Igreja Grega]

Paulo diz isso porque não podemos ser justificados pelas obras da lei, mas somente pela fé. [Pseudo-Constâncio, a Santa Carta de São Paulo aos Romanos]

Isso não deve ser entendido de maneira a dizer que um homem que recebeu fé e continua a viver é justo, mesmo que leve uma vida iníqua. [St. Agostinho, Questões 76.1]


Romanos 3:31


O próprio Senhor disse: “Eu não vim abolir a lei, mas cumpri-la”. Nenhum dos santos nem o próprio Senhor destruiu a lei. Antes, sua glória, que é temporal e transitória, foi destruída e substituída por uma glória que é eterna e permanente. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]

Paulo diz que a lei não é anulada pela fé, mas cumprida. . . . . [Ambrosiastre, comentário sobre as epístolas de Paulo]

Pela liberdade de escolha vem o amor da justiça; pelo amor da justiça vem a obra da lei. Assim, como a lei não é tornada nula, mas estabelecida pela fé, visto que a fé obtém a graça pela qual a lei pode ser cumprida, assim a liberdade de escolha não é anulada, mas estabelecida pela graça, pois a graça cura a vontade pela qual a justiça pode ser amada livremente . [St. Agostinho, O Espírito e a Letra 52]


Quanto ao uso de Paulo de “obras da lei” em um sentido técnico, referindo-se principalmente aos judeus (ou seja, aqueles que entenderam mal a essência da lei, nem todos), cito o International Standard Bible Encyclopedia (ed. James Orr, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1939/1956, rep. 1974, vol. 5, “Works,” p. 3105):


‘Obras’ é usado por Paulo e Tiago, em um sentido especial, como denotando (com Paulo) aquelas representações legais por meio das quais os homens procuravam ser aceitos por Deus, em contraposição àquela fé em Cristo pela qual o pecador é justificado à parte de todas as obras legais (Rm 3:27; 4: 2,6, etc; Gl 2:16; 3: 2,5,10). . . O julgamento está de acordo com “obras” (Mt 16:27 … Rm 2: 6, 1 Pe 1:17, etc.), a nova vida sendo evidenciada. Um contraste entre “fé” e “boas obras” nunca é desenhado no NT. [W.L. Walker – Ministro Congregacional]


A determinação de quando esse significado das “obras da lei” ocorre é facilmente obtida por consulta de contexto. Se examinarmos as passagens mencionadas acima nesse sentido, podemos prontamente ver o sentido técnico sugerido, examinando as indicações que cercam a Lei Mosaica (isto é, sendo confiada acima da graça e da fé, que sempre foi errado e impróprio em qualquer momento; ver por exemplo, Romanos 2:28, 10: 1-4, Gal 6:13). Por exemplo:

Romanos 3: 27-29: “circuncidado” mencionado em v.30; menção de judeus e gentios em v.29; “A lei” mencionada duas vezes no v.31. Paulo declara lá que – longe de “derrubar” a lei pela fé – nós, pelo contrário, “a sustentamos” (cf. 9: 30-33).

Romanos 4: 2: “a carne” mencionada no versículo 1, em referência a Abraão; circuncisão referida em vss. 9-12. Em 4:13 ele afirma que o pacto abraâmico não veio através da lei, mas através da “justiça da fé” (cf. 4: 14-16; 6: 14-15).

Gálatas 2:16: Paulo repreende Pedro por suas ações “judaizantes” em 2: 11-12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: