São Luís era um Blasfemo Mariólatra?

Tradução: Was St. Louis de Montfort a Blasphemous Mariolater? | Dave Armstrong


https://wp-media.patheos.com/blogs/sites/572/2016/12/MontfortLouis.jpg

 



A mariologia de S. Luís de Montfort é muitas vezes mal interpretada, assim como, infelizmente, muitos, se não a maioria dos livros sobre devoção a Maria, são mal compreendidos por não-católicos, e também por alguns católicos também. Protestantes anticatólicos (uma ala pequena e marginal do protestantismo) muitas vezes se apegam a essas obras e citam as coisas fora do contexto, fazendo parecer que os católicos praticamente elevaram Maria à Divindade.

Todas as coisas devem ser consideradas no contexto: na obra de onde são tiradas e no contexto geral da teologia e da espiritualidade católicas. A verdadeira devoção à Santíssima Virgem está disponível on-line, para qualquer um ler e estudar, sem nenhum custo. Isso permite que qualquer pessoa examine o contexto de todo o trabalho. Quando examinamos atentamente essa obra particular do grande santo francês (1673-1716), em resposta às acusações exageradas, encontramos muitas passagens centradas em Jesus, que os críticos nunca parecem mencionar (ou, se for o caso, apenas de passagem). O ensino católico é sempre equilibrado; nunca vai aos extremos.

No capítulo dois – “Em que devoção a Maria consiste” – encontramos o esboço básico da posição do santo sobre todo o assunto. Estas são as premissas com as quais ele inicia seu tratamento da devoção mariana. Qualquer crítica não pode prosseguir sem ter em mente estes pressupostos:


Princípios básicos de devoção a Maria

60. Tendo falado brevemente da necessidade da devoção à Santíssima Virgem, devo agora explicar em que consiste esta devoção. Isto farei com a ajuda de Deus depois de ter estabelecido certas verdades básicas que esclarecem a notável e sã devoção que Eu me proponho a desdobrar.

Primeiro princípio: Cristo deve ser o fim supremo de todas as devoções

61. Jesus, nosso Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem deve ser o fim último de todas as nossas outras devoções; caso contrário, seriam falsas e enganosas. Ele é o Alfa e o Ômega, o começo e o fim de tudo. “Nós trabalhamos”, diz São Paulo, “apenas para tornar todos os homens perfeitos em Jesus Cristo”.

Pois só nele habita toda a plenitude da divindade e a completa plenitude da graça, virtude e perfeição. Somente nele fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais; ele é o único mestre de quem devemos aprender; o único Senhor de quem devemos depender; a única Cabeça a quem devemos estar unidos e o único modelo que devemos imitar. Ele é o único médico que pode nos curar; o único pastor que pode nos alimentar; o único caminho que pode nos levar; a única verdade em que podemos acreditar; a única vida que pode nos animar. Só Ele é tudo para nós e só Ele pode satisfazer todos os nossos desejos.

Não nos é dado nenhum outro nome debaixo do céu pelo qual possamos ser salvos. Deus não estabeleceu outro fundamento para nossa salvação, perfeição e glória além de Jesus. Todo edifício que não é construído sobre aquela rocha firme é fundado sobre areias movediças e certamente cairá mais cedo ou mais tarde. Cada um dos fiéis que não estão unidos a ele é como um ramo quebrado do tronco da videira. Ela cai e murcha e só serve para ser queimada. Se vivemos em Jesus e Jesus vive em nós, não precisamos temer a condenação. Nem anjos no céu nem homens na terra, nem demônios no inferno, nenhuma criatura nos pode prejudicar, pois nenhuma criatura pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Através Dele, com Ele e Nele, podemos fazer todas as coisas e render toda honra e glória ao Pai na unidade do Espírito Santo; podemos nos tornar perfeitos e ser para nosso próximo uma fragrância da vida eterna.

62. Se, então, estamos estabelecendo uma devoção sã à nossa Senhora, é somente para estabelecer a devoção ao nosso Senhor mais perfeitamente, proporcionando um modo suave mas certo de alcançar Jesus Cristo. Se a devoção a nossa Senhora nos distraísse de nosso Senhor, teríamos que rejeitá-la como uma ilusão do diabo. Mas isso está longe de ser o caso. Como já mostrei e mostrarei novamente mais tarde, essa devoção é necessária, de forma simples e única, porque é uma maneira de alcançar Jesus perfeitamente, amá-lo com ternura e servi-lo fielmente.


Um protestante evangélico não deve (e, suspeito, na maioria dos casos, não faria) ter o menor problema com o que está escrito acima sobre nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; de fato, nas porções que não mencionam diretamente Maria, a maioria dos protestantes evangélicos provavelmente presumiria que nem sequer foram escritas por um católico.

Não podemos citar uma coisa sem levar em consideração a outra. Críticos da Igreja se apegarão a sentenças únicas de fragmentos de sentenças sobre Maria (e ignorarão material como o acima) e falsamente presumirão que isso significa que Jesus está sendo denegrido ou “rebaixado” – quando, na verdade, esse não é o caso.

A perspectiva católica é “ambos / e”. O fato de que Jesus é o fim último de todas as nossas devoções e aspirações espirituais não descarta a noção de mediação humana (embebida na graça de Deus e somente por essa graça) para nos ajudar a se aproximar de Jesus.

Mas longe de ensinar que nenhum cristão pode orar diretamente a Jesus, ele mesmo o faz na próxima seção:


63. Aqui, me volto a Você por um momento, querido Jesus, queixando-me amorosamente à sua Divina Majestade que a maioria dos cristãos, e mesmo alguns dos mais instruídos entre eles, não reconhecem o vínculo necessário que une você e sua Mãe Santíssima. . Senhor, você está sempre com Maria e Maria está sempre com você. Ela nunca pode ficar sem você porque então ela deixaria de ser o que é. Ela é tão completamente transformada em você pela graça que ela não mais vive, ela não existe mais, porque só você, querido Jesus, vive e reina nela mais perfeitamente do que em todos os anjos e santos. Se nós soubéssemos a glória e o amor dado a você por esta criatura maravilhosa, nossos sentimentos por você e por ela seriam muito diferentes daqueles que temos agora. Tão intimamente ela está unida a você que seria mais fácil separar a luz do sol e o calor do fogo. Eu vou mais longe, seria até mais fácil separar todos os anjos e santos de você do que Maria; pois ela te ama ardentemente e te glorifica mais perfeitamente do que todas as outras criaturas juntas.

64. Em vista disso, meu querido Mestre, não é espantoso e lamentável ver a ignorância e a falta de visão dos homens em relação à sua santa Mãe? Eu não estou falando tanto de idólatras e pagãos que não te conhecem e consequentemente não têm conhecimento dela. Eu não estou nem falando de hereges e cismáticos que deixaram você e sua santa Igreja e, portanto, não estão interessados em sua santa Mãe. Estou falando de católicos e até de católicos instruídos, que professam ensinar a fé a outros, mas não conhecem você ou sua mãe, exceto especulativamente, de maneira seca, fria e estéril.

Essas pessoas raramente falam de sua mãe ou devoção a ela. Eles dizem que temem que a devoção a ela seja abusada e que você se ofenda com a honra excessiva que lhe é prestada. Eles protestam em voz alta quando vêem ou ouvem um servo devoto de Maria falar freqüentemente com sentimento, convicção e vigor de devoção a ela. Quando ele fala de devoção a ela como um meio seguro de encontrar e amar você sem medo ou ilusão, ou quando ele diz que essa devoção é uma estrada curta livre do perigo, ou um caminho imaculado livre da imperfeição, ou um maravilhoso segredo de encontrar você eles colocam diante dele mil razões especiosas para mostrar a ele como ele está errado em falar tanto de Maria. Há, dizem eles, grandes abusos nesta devoção que devemos tentar eliminar e devemos nos referir a você em vez de exortá-los a ter devoção à sua Mãe, a quem eles já amam adequadamente.

Se às vezes eles são ouvidos falando de devoção à sua mãe, não é com o propósito de promovê-la ou convencê-la, mas apenas para destruir os abusos cometidos por ela. No entanto, o tempo todo essas pessoas são desprovidas de piedade ou genuína devoção a Você, pois elas não têm devoção a Maria. Eles consideram o Rosário e o Escapulário como devoções adequadas apenas para mulheres simples ou pessoas ignorantes. Afinal, dizem eles, não precisamos deles para serem salvos. Se eles encontrarem alguém que ame Nossa Senhora, que recite o rosário ou mostre alguma devoção por ela, eles logo o levarão a uma mudança de mente e coração. Eles o aconselham a dizer os sete salmos penitenciais em vez do Rosário, e mostrar devoção a Jesus em vez de a Maria.

Querido Jesus, essas pessoas possuem seu espírito? Eles te agradam agindo assim? Será que agradaria se não fizéssemos nenhum esforço para dar prazer a sua mãe porque temos medo de ofendê-lo? A devoção à sua santa mãe impede a devoção a você? Maria guarda para si mesma qualquer honra que lhe pagamos? Ela é uma rival sua? Ela é uma estranha sem parentesco com você? Será que agradá-la implica te desagradar? O dom de si para ela constitui uma privação para você? O amor por ela é uma diminuição do nosso amor por você?

65. No entanto, meu querido Mestre, a maioria dos eruditos não poderia estar mais longe da devoção à sua mãe, ou mostrar mais indiferença a ela, mesmo que tudo o que acabei de dizer fosse verdade. Mantenha-me longe de seu modo de pensar e agir e deixe-me compartilhar seus sentimentos de gratidão, estima, respeito e amor pela sua santa Mãe. Posso então amar e glorificar ainda mais você, porque vou estar imitando e seguindo você mais de perto.

66. Como se eu não tivesse dito nada até agora para promover sua honra, conceda-me agora a graça de louvá-la mais dignamente, apesar de todos os seus inimigos que também são seus. Posso então dizer-lhes corajosamente com os santos: “Ninguém presuma esperar da misericórdia de Deus, ofendendo a sua santa Mãe”.

67. Para que eu possa obter de sua misericórdia uma genuína devoção à sua abençoada Mãe e espalhá-la por todo o mundo, ajude-me a amá-lo de todo o coração e, com essa intenção, aceite a sincera oração que ofereço com Santo Agostinho e a todos que verdadeiramente vos amam.


Então ele cita uma “Oração de Santo Agostinho” a Jesus, que prossegue por mais três parágrafos. Ele continua na próxima seção:


68. Pelo que Jesus Cristo é em relação a nós, devemos concluir, como diz São Paulo, que não pertencemos a nós mesmos, mas inteiramente a ele como seus membros e seus escravos, pois ele nos comprou por um preço infinito – o derramamento de seu precioso sangue. Antes do batismo, nós pertencíamos ao diabo como escravos, mas o batismo nos tornou escravos da verdade em Jesus.

Devemos, portanto, viver, trabalhar e morrer com o único propósito de produzir frutos para ele, glorificando-o em nosso corpo e deixando-o reinar em nossa alma. Nós somos sua conquista, as pessoas que ele ganhou, sua herança.

É por esta razão que o Espírito Santo nos compara: 1) às árvores que são plantadas ao longo das águas da graça no campo da Igreja e que devem dar seus frutos quando chegar a hora; 2) a ramos da videira da qual Jesus é o caule, que deve produzir boas uvas; 3) a um rebanho de ovelhas das quais Jesus é o pastor, que deve aumentar e dar leite; 4) a um bom solo cultivado por Deus, onde a semente se espalhará e produzirá colheitas de até trinta, sessenta ou cem vezes. Nosso Senhor amaldiçoou a figueira estéril e condenou o servo preguiçoso que desperdiçou seu talento.

Tudo isso prova que ele deseja receber alguns frutos de nossos eus miseráveis, a saber, nossas boas obras, que por direito pertencem somente a ele, “criados em Jesus Cristo para boas obras”. Estas palavras do Espírito Santo mostram que Jesus é a única fonte e deve ser o único fim de todas as nossas boas obras, e que devemos servi-lo não apenas como servos pagos, mas como escravos do amor.


Ele deixa claro nas seções 72 e 73, logo depois, que Maria está muito abaixo de Jesus:


72. . . Nossa Senhora nos deu o mesmo exemplo quando se chamava serva ou escrava do Senhor. O apóstolo considerou uma honra ser chamado de “escravo de Cristo”. Várias vezes na Sagrada Escritura, os cristãos são referidos como “escravos de Cristo”.

A palavra latina “servus” em um tempo significava apenas um escravo porque os servos como os conhecemos não existiam. Os mestres eram servidos por escravos ou por libertos. O Catecismo do Concílio de Trento não deixa dúvidas de que somos escravos de Jesus Cristo, usando o termo inequívoco “Mancipia Christi”, que claramente significa: escravos de Cristo.

73. Dito isto, digo que devemos pertencer a Jesus e servi-lo não apenas como empregados contratados, mas como escravos dispostos que, movidos pelo amor generoso, se comprometem a servir à maneira dos escravos pela honra de pertencer a Ele. Antes de sermos batizados, éramos escravos do diabo, mas o batismo nos tornou escravos de Jesus. Os cristãos só podem ser escravos do diabo ou escravos de Cristo.


Agora, ele vai dizer muitas coisas sobre Maria que soarão escandalosas aos ouvidos protestantes e até mesmo aos ouvidos católicos daqueles que precisam receber mais educação sobre a Mariologia Católica e como tudo se encaixa no quadro geral. Mas observe como o santo qualifica, a fim de tornar clara a distinção entre Maria e Cristo:


74. O que eu digo em um sentido absoluto de nosso Senhor, eu digo em um sentido relativo de nossa Senhora Santíssima. . . .

75. Seguindo, portanto, o ensinamento dos santos e de muitos grandes homens, podemos nos chamar de escravos amorosos de nossa Senhora Santíssima para nos tornarmos escravos mais perfeitos de Jesus. Maria é o meio que nosso Senhor escolheu para vir a nós e ela também é o meio que devemos escolher para ir até ele. . . A inclinação mais forte de Maria é nos unir a Jesus, seu Filho, e o desejo mais forte de seu Filho é que cheguemos até ele através de sua Mãe Santíssima. . . .


A mediação de Maria é uma doutrina amplamente mal compreendida da Igreja. Isso horroriza muitos católicos, assim como praticamente todos os protestantes que ouvem falar sobre isso. Mas se for entendido contra o pano de fundo bíblico de coisas como a mediação de Paulo (ver capítulos 18 e 19), não é de modo algum a coisa terrível e supostamente grosseiramente “não-bíblica” que muitas vezes parece ser.

Um problema comum com muitas pessoas que se opõem às doutrinas católicas de Maria (isto é, a “Maria Católica”) é que elas não estão familiarizadas com os esboços básicos da teologia mariana histórica (remontando à Igreja primitiva e à própria Bíblia). . No entanto, eles vão pular direto para São Luís ou Santo Afonso de Ligório: livros que apresentam uma Mariologia muito avançada e com nuances. É claro que isso não será entendido a princípio, porque a pessoa não aprendeu sobre as premissas subjacentes nas quais está baseada.

Mas, como vimos acima, e no meu tratamento similar de Santo Afonso no próximo capítulo, a negligência do próprio contexto é um dos grandes problemas metodológicos em questão.

Uma citação do livro que é particularmente censurável aos protestantes é a seguinte, onde Stão Luís estava discutindo o papel secundário de Maria:


83. É mais perfeito porque supõe maior humildade se aproximar de Deus através de um mediador e não diretamente por nós mesmos. Nossa natureza humana, como acabei de mostrar, é tão mimada que, se confiarmos em nosso próprio trabalho, esforço e prontidão para alcançar Deus e agradá-lo, é certo que nossas boas obras serão maculadas e terão pouco peso com ele. Elas não o induzirão a se unir a nós ou a responder nossas orações.


No contexto antes e depois, São Luís está preocupado com o mais efetivo e mais elevado nível de abordagem de Jesus que um cristão pode ter, e ele acredita que é através de Maria, a mãe de nosso Senhor. Existem níveis cada vez mais profundos da espiritualidade católica. Ele está escrevendo sobre o mais alto nível, mas reconhece que a maioria dos cristãos nunca entenderá isso, muito menos o praticará, afirmando na seção anterior:


82. Em terceiro lugar, devemos escolher entre todas as devoções à Santíssima Virgem a que nos levará mais seguramente a esta morte para si mesmo. Essa devoção será a melhor e mais santificante para nós. Pois não devemos acreditar que tudo o que reluz é ouro, tudo que é doce é mel, ou tudo o que é fácil de fazer e é feito pela maioria das pessoas é o mais santificador. Assim como na natureza existem segredos que nos permitem fazer certas coisas naturais com rapidez, facilidade e pouco custo, assim, na vida espiritual há segredos que nos permitem realizar trabalhos de maneira rápida, suave e com facilidade. Tais obras estão, por exemplo, esvaziar-se do amor-próprio, enchendo-se de Deus e alcançando a perfeição.

A devoção que proponho explicar é um desses segredos da graça, pois é desconhecida para a maioria dos cristãos. Apenas algumas pessoas devotas sabem disso e é praticada e apreciada por menos ainda.


Note os qualificadores: não é “senão/ ou” (como se ninguém pudesse orar a Jesus, como o próprio autor fez, não muito antes no livro), mas “bom, melhor e perfeito”, espiritualmente falando. Assim, ele usa uma linguagem comparativa: “o melhor e o mais santificador”, “assim, na vida espiritual há segredos”, “um desses segredos da graça”, etc. Logo após a seção infratora, ele escreveu:


Deus tinha suas razões para nos dar mediadores com ele. Ele viu nossa indignidade e desamparo e teve pena de nós. Para nos dar acesso às suas misericórdias, ele nos forneceu defensores poderosos, de modo que negligenciar esses mediadores e abordar sua infinita santidade diretamente e sem a ajuda de qualquer um deles, é estar carente de humildade e respeito a Deus, que é tão grande e santo. Isso significaria que temos menos estima pelo Rei dos reis do que por um rei ou governante terreno, pois não ousaríamos nos aproximar de um rei terreno sem que um amigo falasse por nós.


Na próxima seção, ele volta à ênfase cristocêntrica:


84. Nosso Senhor é nosso Advogado e nosso Mediador da redenção com Deus o Pai. É através dele que devemos rezar com toda a Igreja, triunfante e militante. É através dele que temos acesso a Deus o Pai. Nunca devemos aparecer diante de Deus, nosso Pai, a menos que sejamos amparados pelos méritos de seu Filho e, por assim dizer, vestidos neles, como o jovem Jacó estava vestido na pele dos bodes jovens, quando ele apareceu diante de seu pai Isaque para receber sua bênção.


Ele continua ensinando sobre ter um mediador para alcançar Cristo também, que é nosso advogado junto ao Pai. Isso é algo herético ou anti-bíblico? Não é de todo. De fato, a própria oração é uma mediação. Nós rotineiramente vamos aos outros e pedimos a eles que orem por nós. Nós tendemos a ir a pessoas que consideramos particularmente pessoas espirituais ou justas, para fazê-lo (e os protestantes fazem o mesmo).

Os anciãos da igreja servem como intermediários. A oração é uma força intermediária e um meio de perdão. Confessamos um ao outro e oramos uns pelos outros e isso leva à cura. O homem justo orou e foi mais poderoso do que as orações de outros: ele poderia até parar a chuva por mais de três anos, e começar novamente. As pessoas ajudam os outros, trazendo de volta os pecadores, e diz-se que eles “salvarão a sua alma da morte e cobrirão uma multidão de pecados” (Tiago 5:20).

Isso é tudo mediação. Se uma pessoa justa tem uma oração mais eficaz, faz sentido eminente ir para a criatura mais justa que já viveu, a Maria Imaculada. Ela ainda existe; ela está mais viva do que nunca, e está ciente dos eventos terrenos, assim como Hebreus 12: 1 fala sobre a “nuvem de testemunhas” nos observando do céu, e assim como vemos as almas sob o altar no céu orando (Apocalipse 6: 9-10), e “os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos” (Apocalipse 5: 8) e os anjos (Apocalipse 8: 3-4) oferecendo a Deus “as orações dos santos”. É tudo perfeitamente, explicitamente bíblico.

Pode-se continuar procurando por “Jesus” ou “Cristo” no trabalho e encontrar muito mais declarações de prioridades e ênfase adequadas. Para citar apenas mais uma:


120. Como toda perfeição consiste em sermos conformados, unidos e consagrados a Jesus, segue-se naturalmente que a mais perfeita de todas as devoções é aquela que conforma, une e nos consagra mais completamente a Jesus. Agora, de todas as criaturas de Deus, Maria é a mais conformada com Jesus. Segue-se daí que, de todas as devoções, a devoção a ela contribui para a mais eficaz consagração e conformidade a ele. Quanto mais se consagra a Maria, mais se consagra a Jesus.


Se há algo que São Luís não está fazendo, ele não está colocando Maria contra Jesus, muito menos sobre Ele. O fim de toda a sua devoção mariana é “ser conformado, unido e consagrado a Jesus” – algo que nenhum protestante jamais poderia objetar. Os protestantes podem não gostar dos meios, mas os fins estão além de qualquer disputa.

Além disso, é claramente um princípio que nos ajudamos mutuamente no Corpo de Cristo, não apenas através da oração, mas através de outras obras de penitência. Se observarmos o apóstolo Paulo a esse respeito, vemos isso claramente:


2 Coríntios 1: 5-7 Porque, assim como nós compartilhamos abundantemente dos sofrimentos de Cristo, assim também por meio de Cristo compartilhamos abundantemente o conforto. Se estamos aflitos, é para o seu conforto e salvação; e, se formos consolados, é para o seu conforto, que vocês experimentam quando suportam pacientemente os mesmos sofrimentos que sofremos. Nossa esperança por vocês é inabalável; pois sabemos que, ao compartilhar nossos sofrimentos, vocês também compartilharão nosso conforto.

Gálatas 6:17 De agora em diante, ninguém me perturbe; porque eu carrego no meu corpo as marcas de Jesus.

Colossenses 1:24 Agora me regozijo em meus sofrimentos por amor de vós, e em minha carne completo o que falta nas aflições de Cristo por causa de seu corpo, isto é, a igreja,

2 Timóteo 4: 6 Pois já estou a ponto de ser sacrificado; a hora da minha partida chegou. (cf. Filipenses 2:17; 3:10)


Portanto, se os sofrimentos de Paulo ajudarem a vida espiritual de outros cristãos, até mesmo para a salvação (2 Coríntios 1: 5-7) certamente a oração intercessora e amor da Santíssima Virgem Maria, que nunca pecou, e que levou nosso Senhor e Salvador e que cuidou d’Ele como uma criança, tem efeitos poderosos também.

Se as penitências de Paulo e seu próprio uso como canal de graça e salvação são legítimas (ver capítulo 18), assim também são as orações de Maria e o trabalho mediador, da mesma forma. Se o dela é inválido; assim também São Paulo. É tudo bíblico, e parece-me que todas essas coisas são perfeitamente consistentes umas com as outras.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: