A Promessa de Abraão e a terra

https://www.myjewishlearning.com/wp-content/uploads/2006/04/Aert_de_Gelder_009-1596x900.jpg


1. A promessa a Abraão: em Gênesis 15: 16-19 Deus prometeu a Abraão dar a ele e a seus descendentes a terra para sempre.

Deus acrescentou uma condição, no entanto, em Gênesis 17: 1: “Ande diante de mim e seja irrepreensível”.

Essa condição foi explicitada mais claramente em Êxodo 19: 5: “Se vocês realmente derem ouvidos à minha voz e guardar meu convênio, vocês serão meu povo especial”.

Uma ameaça foi adicionada em palavras a Salomão logo após ele ter dedicado o grande templo (1 Reis 9: 1-9), dizendo que se ele e seu povo fossem fiéis, Deus manteria sua presença lá para sempre. Mas se ele e seus descendentes o traírem e não guardarem os mandamentos …: cortarei de Israel a terra que lhes dei e repudiarei meu templo. “; As pessoas então veriam e perguntariam por quê? A resposta:” Eles abandonaram o Senhor, seu Deus … “A ameaça foi confirmada em uma mensagem a Jeremias 22: 4-9.

2. Destinatários da Promessa: A promessa original era para os descendentes de Abraão, com a condição de fidelidade. Nos séculos até hoje, houve muita mistura. Especialmente significativo é o caso dos khazares, um povo turco que estabeleceu um império comercial e político que dominou grande parte da Rússia em grande parte dos séculos 7-10. Durante o século VIII, o rei e a aristocracia se tornaram judeus por religião.

Não poucos judeus hoje em dia nem acreditam em sobrevivência após a morte ou qualquer recompensa de punição em uma próxima vida.

A parábola dos inquilinos injustos, em Mateus 21: 33-46, foi contada na presença dos principais sacerdotes e dos fariseus. 21:45 diz que eles entenderam que Ele estava falando deles. Em 21:43 Ele disse: “O reino será tirado de você e dado a uma nação que dará uma colheita abundante”. Isso significava que eles não deviam mais fazer parte do povo de Deus: os gentios eram chamados.

No entanto, nem todos os judeus deveriam ficar de fora. Em Romanos 11: 1: “Deus não rejeitou o Seu povo, Ele rejeitou?” Similarmente, em 11:29: “os dons de Deus e seu chamado são irrevogáveis”.

Muitos hoje, não apenas judeus, mas alguns cristãos, dizem: Os judeus têm um pacto separado e eterno. Eugene Fisher escreveu em Biblical Archaeology Review (março – abril de 1991, p. 58) que quando um judeu diz não a Cristo, ele está dizendo sim a Deus.

Mas isso não é o que Paulo disse. Ele de fato disse que o convite de Deus ainda permanece. Mas é uma coisa Ele convidar: outra eles aceitarem.

Em Romanos 9: 25-26, Paulo cita Oséias: “Aqueles que não eram meu povo, eu chamarei meu povo”. No cenário original, Oséias estava dizendo que os judeus por causa de seus pecados, trazidos para o exílio haviam caído como Povo de Deus. Mas depois de seu arrependimento, Deus alegremente os aceitaria de volta: “Aqueles que não eram meu povo [lo ami], eu chamarei meu povo [ammi]”.

Portanto, no meio de Romanos 11, Paulo tem uma comparação de duas oliveiras. A oliveira doméstica é o povo original de Deus. A oliveira selvagem é a dos gentios. Muitos galhos caíram da árvore doméstica- os judeus rejeitaram seu Messias. Em seu lugar, os gentios foram enxertados, de acordo com Efésios 3: 6, que diz que está revelando algo desconhecido das eras anteriores: os gentios são chamados a fazer parte do povo de Deus com os judeus que aceitam o Messias. Portanto, há um rebanho e um pastor, composto de judeus que permaneceram fiéis e gentios que se juntaram ao Messias. Por isso os gentios se tornam parte do povo de Deus, junto com os judeus fiéis.

Mas, infelizmente, os judeus que rejeitam o Messias não fazem mais parte do povo de Deus. Como resultado, os judeus que rejeitam não têm direito algum à terra. Foi prometido aos descendentes de Abraão em condição de fidelidade. Ameaças solenes foram dadas pelo próprio Deus duas vezes, uma vez a Salomão, uma vez através de Jeremias, como citado acima.

Paulo também em Romanos 11 prevê que no final os judeus aceitarão o Messias. Quando o fizerem, sua reivindicação à terra será restaurada.

Objeção: Em Gálatas 3: 15ff, Paulo diz que a promessa a Abraão não tinha condição. Mas Paulo estava reinterpretando. Originalmente, era apenas para a terra – e havia uma condição como vimos acima. Paulo, junto com muitos outros no final do período do AT, reinterpretou a promessa a se referir à salvação eterna. Isso é verdade, que a vida eterna é dada sem mérito, sem o nosso ganho, como Paulo deixa claro em Romanos 6:23: “O salário do pecado [o que ganhamos] é a morte; o dom gratuito de Deus [o que não fazemos ganhar] é a vida eterna “.


– Pe. William Most

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: