Por que a fé sem obras é morta? – Addison Hodges Hart

Wittenberg_in_winter_2005_47

Tradução: https://churchlife.nd.edu/2018/10/30/why-is-faith-dead-without-works/


Qual é o lucro, meus irmãos, se alguém diz ter fé, mas não tem obras? A fé é capaz de salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus ou com falta de comida diária, e um de vocês lhes disser: “Vá em paz, esteja aquecido e saciado”, mas você não lhes dá as necessidades do corpo, qual é o lucro ? Assim também a fé, se não tiver obras, está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé e eu tenho obras”. Você me mostra sua fé sem as obras, e eu lhe mostrarei a fé pelas minhas obras. Tens fé que Deus é Um? Você está indo bem. Até os seres demoníacos têm essa fé e tremem. Mas tu estás disposto a reconhecer, ó homem inerte, que a fé sem obras não produz nada? Não foi nosso pai Abraão que se fez justo [ou: provou ser justo] pelas obras, oferecendo seu próprio filho Isaque no altar do sacrifício? Vedes que a fé cooperava com as suas obras e, pelas obras, a fé foi completada, e a escritura se cumpriu: “E Abraão tinha fé em Deus, e isso se devia à justiça da sua parte”, e ele foi chamado amigo de Deus. Veja que um ser humano é feito justo por ser provado pelas obras e não pela fé somente. E, da mesma forma, Raabe, a prostituta, não foi feita justa pelas obras, abrigando os mensageiros e enviando-os por um caminho diferente? Pois assim como o corpo sem espírito [a inspiração] está morto, assim também a fé sem obras é morta (Tiago 2: 14-26).


 

Tiago refere-se ao “lucro” e “salvação” dos seus ouvintes no versículo 14 (“Qual é o lucro, meus irmãos, se alguém afirma ter fé, mas não tem obras? A fé é capaz de salvá-lo?”). Suas perguntas pontiagudas indicam que são as ações de seus leitores que devem merecer elogios ou culpas, não apenas o conteúdo conceitual de suas crenças. Se o mundo quiser ver manifestada a esperança da salvação, ele só poderá vê-la incorporada nas ações da comunidade-discípulo. É em suas obras que a verdade e a vida de sua crença são vistas como reais. E se a comunidade-discípulos realmente desejam e proclamam a salvação para os outros, ela só pode fazer isso convincentemente, promulgando a lei de amor de Cristo diante dos olhos vigilantes dos povos entre os quais ela habita. Tiago não esconde isso – a salvação é amor ativo e não haverá lucro da fé, a menos que esse seja o padrão visível pelo qual ela vive.

Os versículos 17 e 26 enfatizam essa expectativa fazendo a surpreendente afirmação de que a fé sem obras de amor (ou seja, a lei moral) está morta. Os versos que vêm entre esses dois versículos de “suporte para livros” dão corpo à afirmação, mas Tiago nos dá uma imagem aqui que deve permanecer em nossas mentes. A fé, ele diz, é como um corpo humano. Pode estar vivo e bem, ou pode estar doente e definhando (o que pode descrever o estado espiritual daqueles a quem ele se dirige), ou pode estar completamente morto e em processo de decomposição. Na Lei de Moisés, um cadáver sem vida era considerado impuro, assim como qualquer pessoa que entrasse em contato com ele ou o que quer que tivesse tocado:


Esta é a lei quando morre um homem numa tenda: todo aquele que entrar na tenda e todo o que estiver na tenda serão imundos sete dias. . . Qualquer que no campo tocar alguém que tenha sido morto com uma espada, ou um cadáver, ou um osso de um homem ou uma sepultura, será imundo sete dias. . . E tudo o que a pessoa imunda tocar, será imundo; e todo aquele que tocar será imundo até a tarde (Nm 19: 14–22).


Tiago sabe que sua comparação de uma “fé” sem vida (uma sem “espírito” ou “inspiração”) a um corpo sem vida implica que a primeira é impura ou suja. Novamente, somos lembrados de que ele já defendeu “a religião pura e imaculada” (1:27), de modo que comparar a “fé” morta a um cadáver impuro e contaminante é particularmente contundente. Se a fé é estar vivo – isto é, se é para ser real – deve ser vibrante com atividade e saúde. Deve respirar e possuir espírito. E a prova de que está de fato viva é que funciona.

Os versículos 18 e 19, portanto, repreendem aqueles que dividem a fé e as obras, separando dois aspectos do que é essencialmente uma realidade única e indivisível (e não se pode dividir a respiração do corpo sem que a morte seja o resultado). Para Tiago, a fé é obras e obras são a revelação da fé. O versículo 18 é desajeitado, talvez, mas seu significado é óbvio: a fé real não pode existir à parte das obras. As obras sozinhas “mostram” a atualidade da fé. O verso 19, então, ridiculariza uma “fé” (isto é, “crença” no sentido de reconhecer uma verdade conceitual – Tiago cita como exemplo disso um consentimento meramente intelectual à fórmula que “Deus é um”) que até os demônios compartilham. A agudeza do impulso de Tiago é que alguém pode ser completamente mau e ainda possuir uma “fé” cerebral, mas infrutífera. E quaisquer que sejam os demônios, aparentemente eles não são teologicamente ignorantes, e então eles têm o bom senso de “tremer” diante da realidade que eles devem confessar a contragosto. Mas Tiago sugere que aqueles que pretendem separar a fé e as obras não têm nem mesmo o bom senso que os demônios possuem. Assim como “Deus é um”, a fé e as obras são uma só. Trazer uma fatia da teoria abstrata entre eles é uma aberração do evangelho, e opor-se um ao outro é desconsiderar os ensinamentos de Cristo.

Nos versículos 20–25, Tiago apresenta dois exemplos de fé “cooperando” (συνήργει – “sinergia”) com obras nos relatos de Abraão “oferecendo seu próprio filho Isaque” (Gn 22) e de “Raabe, a prostituta”, que “ abrigou os mensageiros [hebreus] ”(Js 2: 1-21; 6:17, 22-25). A escolha de Raabe como uma ilustração é sugestiva, não porque ela fosse uma mulher, mas – mais precisamente – porque ela era gentia. Tiago pode estar saindo de seu caminho para incluir seus leitores gentios a partir de um exemplo de heroísmo gentílico. Caso contrário, Raabe poderia ser considerado uma escolha estranha e o exemplo de Tiago um tanto esticado, igualando um ato de artifício por parte de Raabe com as obras de caridade para os desfavorecidos que Tiago tem se esforçado para enfatizar acima (1:27; 2:15 -16). Raabe, é claro, também é apresentada como um exemplo (de fé, como acontece) em Hebreus 11:31, mas nesse capítulo ela é apenas uma em uma longa lista de dignidades, e por isso ela não recebe o mesmo foco e atenção como Tiago lhe dá. Aqui ela está complementando o exemplo do patriarca Abraão. Na mesma linha, quando chegarmos ao capítulo cinco, veremos Tiago sustentando outro gentio – neste caso, Jó – como um exemplo para seus leitores de resistência (5:11), seguido pelo exemplo de Elias a respeito da devoção ( 5:17). É possível, então, que Tiago escolheu três não-judeus entre suas quatro figuras bíblicas exemplares, porque ele era sensível ao fato de que um número significativo de seus leitores eram convertidos gentios.

Abraão, o principal exemplo de Tiago, está acima da divisão judaico-gentia. Ele era o pai do povo hebreu, mas o próprio caldeu. A escolha de Abraão por Tiago como um exemplo de “obras” pode ser apontada, já que ela foi usado por Paulo como um exemplo de “fé à parte das obras” (Rm 4; Gl 3: 6-29; 4: 21- 31). E, de fato, Paulo cita Gênesis 15: 6— “E Abraão tinha fé em Deus e era considerado retidão de sua parte” – exatamente como Tiago faz no verso 23. Para simplificar o argumento de Paulo para seu essencial, Abraão foi “considerado justo” antes de ser circuncidado (uma das “obras” da lei que Paulo considera desnecessárias para os crentes gentios), e era sua confiança em Deus sem tais obras que o faziam “justo” aos olhos de Deus. Assim, diz Paulo, seguindo o exemplo de Abraão, os gentios não precisam ser circuncidados ou submeter-se às observâncias cerimoniais da Lei (“obras”) para serem libertados da escravidão ao pecado e feitos justos.

O argumento de Tiago, em contraste com o de Paulo, é que a “fé salvadora de Abraão foi completada” através de sua “obra” de obedecer a Deus em relação ao “sacrifício” de Isaque. Novamente, como notamos, por “obras” Tiago significa Lei moral, não observâncias externas como a circuncisão. E como com seu exemplo de Raabe, o exemplo de Abraão também pode parecer esticado. Afinal de contas, a principal preocupação de Tiago é realmente o lugar essencial das obras amorosas na religião cristã, mas a disposição de Abraão de oferecer a vida de seu filho pode parecer-nos uma coisa que não seja uma obra amorosa. E, no entanto, essa suposição de nossa parte talvez seja entender mal o significado dessa história dentro da tradição maior. Hebreus 11: 17–19 reflete algo da importância que “a ligação de Isaque” teve para os primeiros seguidores de Jesus, bem como para o judaísmo em geral, enfatizando que era um teste da obediência de Abraão (e sua fé, deve ser notado , dizem que foi tão forte que ele confiou que Deus poderia ressuscitar Isaque, mesmo se o sacrifício tivesse sido completado). Da mesma forma, a ênfase de Tiago é na obediência ao que Deus e o servo de Deus, Jesus, o Ungido, comanda. A fé inicial de Abraão só podia ser evidenciada por sua subseqüente disposição de obedecer a Deus, o que significava fazer a coisa difícil e dolorosa que ele foi ordenado a fazer. A fé dos discípulos também pode ser evidenciada pela obediência aos ensinamentos de Cristo – um compromisso que nem sempre é fácil de manter – de amar, perdoar, renunciar a toda condenação dos outros, realizar boas obras para os necessitados e assim por diante.

Quer achemos ou não o “teste” da fé de Abraão em Gênesis 22 moralmente convincente em nossos dias, não devemos perder de vista o significado essencial de Tiago: “Você vê que um ser humano é feito justo pelas obras e não pela fé sozinha ”(vs. 24). E “obras” na mente de Tiago não se refere a qualquer exigência moralmente duvidosa de sacrifício como a da sua analogia escriturística, mas a obediência ativa às exigências amorosamente morais de Jesus. Isso, por sua vez, nada mais é do que a obediência purificada à Lei moral de Deus, que torna a fé real, viva e atraente – um reino alternativo viável e visível para os reinos dominantes do “cosmos” diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai nos céus ”(Mt 5:16).


Nota Editorial: Este excerto é adaptado de Addison Hodges Hart, A Epístola de Tiago: Um Comentário Pastoral (Eugene, Oregon: Cascade, 2018), 70-71 (tradução de Tiago 2: 14-26, de David Bentley Hart); 75-78. Reproduzido com permissão da Cascade Books.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: