Debate sobre os dias santos e o natal com um TJ

 

 

 

O seguinte diálogo surgiu na caixa de comentários no meu blog, abaixo do artigo, Árvores de Natal como Ídolos ?: Argumentos “Bíblicos” bobos. As palavras de R. Green (possivelmente uma Testemunha de Jeová: ele não disse) estarão em azul.

A compreensão bíblica da idolatria, especialmente para as Testemunhas de Jeová, é muito mais profunda do que apenas “adorar a própria árvore como um ídolo”.

Para um adorador de Deus (conforme encontrado nas Escrituras hebraicas e gregas), a verdadeira idolatria vem da substituição do tipo de adoração que Deus aprova – novamente, conforme descrito nas Escrituras – com as idéias de homens e demônios. As Testemunhas de Jeová olham para a Bíblia para “verdade na adoração”. A Bíblia não comanda qualquer celebração como o Natal. De fato, oferece apenas pistas vagas sobre a época do ano em que Jesus nasceu. Deus foi muito claro para os israelitas sobre os dias e as semanas que deveriam ser observados como “santos” (dias santos = feriados). Jesus também estava claro sobre as observâncias sagradas. Ele disse a seus seguidores que comemorassem o dia em que ele deu a vida com um pedaço simbólico de pão e um copo de vinho. Este foi um mandamento para um Santo Memorial – “Faça isso em memória de mim”.

Dessa perspectiva, portanto, qualquer coisa que seja instituída pelo homem como um “dia santo” torna-se idolatria – especialmente quando é derivada de religiões e cultos não-bíblicos. É bem conhecido que o Natal foi instituído pela Igreja Católica como um apaziguamento para os “pagãos convertidos” (sendo pagão um termo comum e variável, embora não seja verdadeiramente uma maneira precisa de classificar os muitos tipos de crenças não-judaico-cristãs encontradas na Europa e nas áreas circuncidantes). A árvore de Natal, assim como muitas outras representações icônicas das observâncias de feriados, podem ser corretamente vistas como ídolos. É a simbologia religiosa trazida para o cristianismo a partir desses grupos “pagãos” pela Igreja Católica.

Pode-se optar por não ver árvores de natal, visco, toras de yule, etc … como ícones religiosos, mas realmente não se pode argumentar que eles não derivam da idolatria.

 

Pelo contrário, a Bíblia dá muita indicação dos dias santos e da celebração deles. Também escrevi sobre as origens do costume da árvore de Natal. Eu lidei com essa questão entre muitas outras, em minha extensa refutação às Testemunhas de Jeová em 1987:}


4. Feriados

Gálatas 4: 8-11 é interpretado pelas Testemunhas de Jeová como proibindo a realização de feriados. Mas o que Paulo está realmente condenando aqui, no contexto, é uma observância escrupulosa dos dias sagrados dos judeus, a fim de obter a salvação. Paulo instruiu os gálatas a abandonarem o legalismo e desfrutarem da liberdade que tinham em Cristo (Gl 3:12).

O Natal é considerado pela Torre de Vigia como um feriado pagão, pois, segundo eles, é na data da antiga festa romana Saturnalia. Mesmo além disso,

O Natal não tem nada a ver com Cristo. Está saturado de demonismo. (WT [A Sentinela], 15 de dezembro de 1978, p. 5)

As Testemunhas de Jeová também consideraram o Natal como o aniversário de Nimrod. . . .

A Torre de Vigia cita Jeremias 10: 3-4 para “provar” que os cristãos não deveriam colocar árvores de Natal. No contexto, no entanto (esp. 10: 8, 14-15), vemos que a passagem não tem nada a ver com decorações, mas sim com a fabricação de ídolos de madeira, a impotência de ídolos e o pecado e a loucura da idolatria. Para que a objeção da Torre de Vigia ter alguma força, eles teriam que estabelecer o fato de que as pessoas de fato adoram suas árvores de Natal (ver WT, 15 de dezembro de 1976, 766); claramente um cenário absurdo.

Charles Taze Russell, o fundador das Testemunhas de Jeová, achava que a celebração do Natal era importante e apropriada:

Nos dias do Pastor Russell, o Natal era celebrado na antiga Casa Bíblica em Allegheny, na Pensilvânia. . . a celebração do Natal com uma árvore de Natal na sala de jantar do Bethel. . . (Anuário das Testemunhas de Jeová de 1975, 1974, p. 147)

O Natal foi proibido em 1928 pela Torre de Vigia. O Dia de Ação de Graças, a Páscoa e a Sexta-Feira Santa são igualmente proibidos, sob a ameaça de desassociação. Os aniversários não são comemorados, uma vez que:

. . . eles exaltam a criatura, fazendo dela o centro das atenções e não o Criador. (A Verdade Que Conduz à Vida Eterna, 1968, 146)

Este nem sempre foi o caso:

Naqueles dias anteriores, cristãos dedicados comemoravam aniversários. . . comemorações de aniversário e Dia das Mães foram descartadas – mais adoração de criaturas. (Anuário das Testemunhas de Jeová de 1975, 1974, p. 147)

Da mesma forma, envolvimento em casamentos cristãos, funerais, batismos, etc. são considerados impróprios para as Testemunhas de Jeová. Feriados em geral são ditos:

. . . honrar e exaltar nações ou instituições mundanas. O costume errado aqui é dar crédito a essas organizações por benefícios que realmente deveriam ser creditados a Deus. (A Verdade Que Conduz à Vida Eterna, 1968, 146)

A refutação desse tipo de legalismo farisaico pode ser encontrada na Sagrada Escritura:

Romanos 14: 5-6 (KJV) Um homem estima um dia acima de outro: outro estima igualmente todos os dias. Que todo homem seja totalmente persuadido em sua própria mente. Aquele que considera o dia o considera para o Senhor. . .

Os cristãos são ordenados por Deus a “honrar” suas mães e pais (Efésios 6: 2), viúvas (1 Timóteo 5: 3), mestres cristãos (1 Timóteo 5:17), esposas (1 Pedro 3: 7), irmãos cristãos (1 Coríntios 12: 12-26) e autoridades governamentais (Romanos 13: 7, 1 Pedro 2:17). Um espírito de honrar aqueles que são dignos de honra tipífica o cristão (Romanos 12:10, 1 Pedro 2:17).


Muito obrigado pela sua resposta … Se entendi sua introdução corretamente, concordamos nesse ponto. Visto que a Bíblia DÁ ‘muita indicação’, e NÃO DÁ qualquer descrição de uma celebração de Natal – nem qualquer um dos simbolismos comumente usados em torno de tal ‘feriado’, então fica claro que o Natal – especialmente como uma observância religiosa – vem da mente dos homens (e até mesmo das práticas da adoração demoníaca).

Quanto às escrituras pertinentes usadas pelas Testemunhas de Jeová em relação à mistura de ritos pagãos, observâncias e celebrações que se originam – não da Bíblia – mas dos pagãos, o mais comum é de 1 Coríntios. Cap. 10:


1 Porque não quero que sejais inconscientes, irmãos, que nossos pais estavam todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar, 2 e todos foram batizados em Moisés na nuvem e no mar, 3 e todos comeram da mesma maneira a comida espiritual, 4 e todos bebiam a mesma bebida espiritual. Pois eles bebiam da Rocha espiritual que os seguia, e a Rocha era Cristo. No entanto, com a maioria deles Deus não ficou satisfeito, pois foram derrubados no deserto.

6 Ora, estas coisas aconteceram como exemplos para nós, para que não pudéssemos desejar o mal como eles fizeram. 7 Não seja idólatra como alguns deles foram; como está escrito: “O povo sentou-se para comer e beber e levantou-se para brincar” .8 Não devemos nos entregar à imoralidade sexual como alguns deles fizeram, e vinte e três mil caíram em um único dia. 9 Não devemos colocar Cristo à prova, como alguns deles fizeram e foram destruídos por serpentes, 10 nem resmungar, como alguns deles fizeram e foram destruídos pelo Destruidor. 11 Ora, estas coisas lhes sucederam como exemplo, mas foram escritas para a nossa instrução, sobre quem é chegado o fim dos séculos. 12 Portanto, todo aquele que pensam estar de pé, tenha cuidado para não cair. 13 Nenhuma tentação vos tomou, o que não é comum ao homem. Deus é fiel, e ele não permitirá que vocês sejam tentados além de sua capacidade, mas com a tentação ele também fornecerá o caminho da fuga, para que vocês possam suportá-la.

14 Portanto, meus amados, fujam da idolatria. 15 Eu falo a pessoas sensatas; julgue por si mesmo o que eu digo. 16 O cálice da bênção que nós abençoamos, não é uma participação no sangue de Cristo? O pão que nós quebramos, não é uma participação no corpo de Cristo? 17 Porque há um só pão, nós, os que somos muitos, somos um só corpo, porque todos participamos do único pão. 18 Considere o povo de Israel: não são aqueles que comem os sacrifícios participantes no altar? 19 O que eu digo então? Que comida oferecida aos ídolos é alguma coisa, ou que um ídolo é alguma coisa? 20 Não, eu insisto que o que os pagãos sacrificam eles oferecem aos demônios e não a Deus. Eu não quero que você seja um participante com demônios. 21 Você não pode beber o cálice do Senhor e o cálice de demônios. Você não pode participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22 Vamos provocar o Senhor ao ciúme? Somos mais fortes que ele?


Um dos melhores exemplos mencionados nessa passagem é tirado de quando Moisés estava na Montanha (a primeira vez) recebendo os 10 Mandamentos. Os israelitas haviam estabelecido sua própria cerimônia a Deus usando a simbologia pagã (o bezerro de ouro). Deus disse a Moisés que os israelitas estavam pecando por “ter se desviado rapidamente do caminho que lhes ordenei”.

Durante aquela provação, Arão disse … “Amanhã será um banquete para Jeová.” O Tetragrama (o nome de Deus como transliterado em muitas versões da Bíblia como “SENHOR”) é usado até mesmo por ele para mostrar que os israelitas estavam usando modos de adoração pagãos, mas fazendo isso em nome do Deus “que os tirou do Egito”!

Essa mistura da adoração verdadeira com o paganismo não só foi declarada pecadora na época por Deus, mas também demonstrada por Paulo em 1 Coríntios como inaceitável.

No entanto, é óbvio que provavelmente não concordamos, por isso deixarei o meu caso como está.

 

Onde na Bíblia diz que só podemos fazer ou acreditar em coisas ou adorar de acordo com o que a Bíblia explicitamente estabelece? E se você não consegue achar isso, por que você mantém a noção? Bem, eu vou te dizer: você faz porque é uma mera tradição de homens.

O que eu argumento é que existe um dia sagrado na Bíblia, que é permissível, louvável e piedoso. Portanto, pode-se celebrar tal dia, mesmo que um em particular não seja expressamente ordenado, desde que não seja uma celebração injusta e tenha sido ensinada e comissionado pela Igreja Cristã, estabelecida por Cristo, e seja completamente harmoniosa com as Escrituras.

Celebrar o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que é Deus, certamente não é idólatra de qualquer forma ou maneira, porque está adorando a Deus e comemorando Sua encarnação: a mesma coisa que torna a salvação disponível e possível para nós.

TJs, por outro lado, negam blasfemamente que Jesus é Deus. Agora, esse é um erro terrível e condenável, porque é contrário à tradição dos cristãos desde o início e centenas e centenas de provas bíblicas sobre a divindade de Jesus e a Santíssima Trindade: que assunto eu também debati longamente com uma Testemunha de Jeová mais velho.

Adorar um bezerro como Deus é claramente idolatria ( eu já escrevi sobre isso). Adorar a Jesus e seu Pai no Natal não é.


Tradução: Jehovah’s Witnesses: A Biblical & Historical Critique (Pt. II) | Dave Armstrong 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: