Substituição penal nos padres da igreja

Aqui estão as vozes do Oriente e do Ocidente ao longo dos séculos IV a VII. Na minha opinião, é claro que os Padres acreditavam que a conseqüência penal do nosso pecado, a saber, a maldição da morte, foi visitada por Deus sobre o Senhor Jesus Cristo. Cristo, nosso Deus, não tinha pecado próprio, e ainda assim ele enfrenta as conseqüências penais de ter pecado. Isto não implica o espantalho que postula que o Pai ficou emocionalmente perturbado e derramou Sua fúria santa e não diluída sobre o Filho, mas significa mais do que meramente uma justiça positiva que mereceu a salvação. Há também a questão de satisfazer a justiça divina, permitindo que Cristo pague a dívida da morte precisamente morrendo.

Santo Agostinho

Nuremberg_chronicles_-_Augustine_(CXXXVIr)


“A morte vem sobre o homem como o castigo do pecado, e assim é chamada pecado; não que um homem peque em morrer, mas porque o pecado é a causa de sua morte … Assim, o pecado significa tanto uma má ação que merece punição, como a morte a conseqüência do pecado. Cristo não tem pecado no sentido de merecer a morte, mas Ele levou por nossos pecados o pecado no sentido da morte trazida à natureza humana pelo pecado. Isto é o que foi pendurado na árvore; isso é o que foi amaldiçoado por Moisés. Assim foi a morte condenada a cessar seu reinado e amaldiçoada para que fosse destruída. Por Cristo tomando nosso pecado neste sentido, sua condenação é nossa libertação, enquanto permanecer em sujeição ao pecado é ser condenado … O que Fausto acha estranho na maldição pronunciada sobre o pecado, na morte e na mortalidade humana, que Cristo tinha por causa do pecado do homem, embora Ele mesmo fosse sem pecado? O corpo de Cristo foi derivado de Adão, pois sua mãe, a Virgem Maria, era filha de Adão. Mas Deus disse no Paraíso: “No dia em que você comer, certamente você morrerá.” Essa é a maldição que pendia na árvore. Um homem pode negar que Cristo foi amaldiçoado, que nega que Ele morreu. Mas o homem que acredita que Cristo morreu, e reconhece que a morte é o fruto do pecado, e é chamada pecado, vai entender quem é amaldiçoado por Moisés, quando ele ouve o apóstolo dizendo: “Pois o nosso homem velho está crucificado com Ele”. O apóstolo ousadamente diz de Cristo: “Ele foi feito maldição por nós”, pois ele também poderia arriscar-se a dizer: “Ele morreu por todos”. “Ele morreu” e “Ele foi amaldiçoado”, sendo os mesmos. A morte é o efeito da maldição; e todo pecado é amaldiçoado, quer signifique a ação que merece punição ou a punição que se segue. Cristo, embora sem culpa, tomou nosso castigo, para que Ele pudesse cancelar nossa culpa e acabar com nosso castigo … A isenção da maldição de Adão implica a isenção de sua morte. Mas como Cristo suportou a morte como homem e para o homem; Assim também, Filho de Deus como Ele era, sempre vivendo em Sua própria justiça, mas morrendo por nossas ofensas, Ele se submeteu como homem e pelo homem a suportar a maldição que acompanha a morte. E como Ele morreu na carne que Ele tomou ao suportar nosso castigo, assim também, enquanto sempre abençoado em Sua própria justiça, Ele foi amaldiçoado por nossas ofensas, na morte que Ele sofreu ao suportar nosso castigo … O crente na verdadeira doutrina do evangelho compreenderá que Cristo não é censurado por Moisés quando fala dEle como amaldiçoado, não em Sua divina majestade, mas como pendurado na árvore como nosso substituto, suportando nossa punição … Se, então, você nega que Cristo foi amaldiçoado, você deve negar que Ele morreu; e então você tem que encontrar, não Moisés, mas os apóstolos. Confesse que Ele morreu, e você também pode confessar que Ele, sem levar o nosso pecado, tomou sua punição. Agora a punição do pecado não pode ser abençoada, ou então seria algo a ser desejado. A maldição é pronunciada pela justiça divina, e será bom para nós se formos redimidos dela. Confesse então que Cristo morreu e você pode confessar que Ele levou a maldição por nós; e que quando Moisés disse: “Maldito é todo aquele que está pendurado em uma árvore”, ele disse de fato: Pendurar-se em uma árvore é ser mortal, ou realmente morrer … Ele sabia que a morte do homem pecador, que Cristo embora sem pecado suportou, veio daquela maldição: “Se você tocá-la, você certamente morrerá.” Assim também, a serpente pendurada no poste tinha a intenção de mostrar que Cristo não fingia a morte, mas a morte real na qual a serpente por seu conselho fatal, a humanidade foi pendurada na cruz da paixão de Cristo. Os Maniqueus se afastam da visão desta morte real, e assim eles não são curados do veneno da serpente, como lemos que no deserto tantos quantos olharam foram curados. ”(Contra Fausto, Livro XIV)


S. Cirilo de Jerusálem


Saint_Cyril_of_JerusalemE não admira que o mundo inteiro tenha sido resgatado; porque não era um simples homem, mas o Filho unigênito de Deus, que morreu em seu favor. Além disso, o pecado de um homem, até mesmo o de Adão, tinha o poder de trazer a morte ao mundo; mas se pela transgressão da morte reinou sobre o mundo, como não reinará a vida pela justiça do Uno? E se por causa da árvore de alimento eles foram expulsos do paraíso, não crentes agora mais facilmente entrarão no paraíso por causa da Árvore de Jesus? Se o primeiro homem formado da terra trouxe morte universal, não será ele que o formou fora da terra trazer a vida eterna, sendo ele mesmo a vida? Se Fineias, quando se tornou zeloso e matou o malfeitor, afastou a ira de Deus, não será Jesus, que não matou outro, mas entregou-se a si mesmo em resgate, afastando a ira que é contra a humanidade? (Conferência Catequética XIII)


Santo Atanásio de Alexandria


Saint-Athanasius-of-Alexandria-icon-Sozopol-Bulgaria-17century“E o Salmo 22… Eles perfuraram minhas mãos e meus pés – o que mais pode significar, exceto a cruz? E os Salmos 88 e 69, novamente falando em pessoa do próprio Senhor, nos dizem ainda mais que Ele sofreu essas coisas, não por causa Dele, mas pelas nossas. Tu fizeste com que a tua ira repousasse sobre mim, diz o outro; e o outro acrescenta, paguei-lhes coisas que nunca tirei. Pois Ele não morreu como se estivesse sujeito à morte: sofreu por nós e gerou em Si mesmo a ira que era a penalidade de nossa transgressão, assim como Isaías diz: Ele mesmo levou nossas fraquezas. Assim, no Salmo 138 dizemos: O Senhor fará retribuição por mim; e no 72 o Espírito diz: Ele salvará os filhos dos pobres e fará caluniar o difamador, pois da mão do poderoso libertou o pobre homem, o homem necessitado a quem não havia quem o ajudasse ”(Carta a Marcelino)


Santo Hilário de Poitiers


Nuremberg_chronicles_f_131r_3..jpg“Para o seguinte, segue: ‘Eu irei sacrificar a Vós livremente’. Os sacrifícios da Lei, que consistiam em holocaustos e oblações de cabras e touros, não envolviam uma expressão de livre arbítrio, porque a sentença de uma maldição era pronunciada sobre todos os que violavam a lei. Quem não conseguiu sacrificar se colocou aberto à maldição. E sempre era necessário passar por toda a ação sacrificial, porque a adição de uma maldição ao mandamento proibia qualquer banalidade para com a obrigação de oferecer. Foi desta maldição que nosso Senhor Jesus Cristo nos redimiu, quando, como diz o Apóstolo: Cristo nos redimiu da maldição da lei, sendo feito maldição por nós, pois está escrito: maldito é todo aquele que está pendurado em uma árvore. . Assim, ofereceu-se à morte do amaldiçoado para quebrar a maldição da Lei, oferecendo-se voluntariamente como vítima de Deus Pai, a fim de que, por meio de uma vítima voluntária, a maldição que interrompeu a vítima regular pudesse ser removida.”

-Santo Hilário de Poitiers, Homilia no Salmo 53

“Pois o Filho Unigênito de Deus não foi cortado pela morte. É verdade que, para levar toda a nossa natureza sobre Ele, Ele submeteu-se à morte, isto é, à aparente separação de alma e corpo, e fez o seu caminho até os reinos abaixo, a dívida que o homem deve manifestamente pagar: mas Ele ressuscitou e permanece para sempre e olha para baixo com um olho que a morte não pode obscurecer sobre Seus inimigos, sendo exaltado para a glória de Deus e nascido uma vez mais Filho de Deus depois de se tornar Filho do Homem, como Ele tinha sido Filho de Deus primeiro tornou-se Filho do Homem, pela glória da sua ressurreição. ”(ibid)


Eusébio de Cesaréia


726px-Eusebius_of_Caesarea“Ele então que estava sozinho entre que sempre existiram, a Palavra de Deus, antes de todos os mundos, e Sumo Sacerdote de toda criatura que tem mente e razão, separou Um das paixões semelhantes conosco, como uma ovelha ou cordeiro do rebanho humano , marcado sobre Ele todos os nossos pecados, e prendeu n’Ele bem como a maldição que foi julgada pela lei de Moisés, como anuncia Moisés: ‘Maldito é todo aquele que está pendurado em uma árvore.’ Ele sofreu ‘sendo feito maldição por nós ; e fazendo-se pecar por nós ‘. E então, “Ele o fez pecado por nós, aquele que não conheceu pecado”, e impôs a Ele todas as punições devidas a nós por nossos pecados, cordas, insultos, contumelias, açoites e golpes vergonhosos, e o troféu da coroa da Cruz. E depois de tudo isso, quando Ele ofereceu uma oferta tão maravilhosa e vítima ao Pai, e sacrificou pela salvação de todos nós, Ele nos entregou um memorial para oferecer continuamente a Deus, em vez de um sacrifício ”(A Prova do Evangelho, Livro 1.10)

“E qualquer judeu, é claro, que tenha se refugiado em Cristo, mesmo que não atenda mais às ordenanças de Moisés, mas viva de acordo com o novo pacto, está livre da maldição ordenada por Moisés, porque o Cordeiro de Deus certamente, não somente tomou sobre si o pecado do mundo, mas também a maldição envolvida na violação dos mandamentos de Moisés. O Cordeiro de Deus é feito tanto pecado quanto maldição – pecado pelos pecadores no mundo e maldição pelos que permanecem em todas as coisas escritas na lei de Moisés. E assim o apóstolo diz: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, sendo feito maldição por nós”; e “Aquele que não conheceu pecado, por nós se fez pecado”. (ibid)

“E o Cordeiro de Deus (…) foi castigado em nosso favor e sofreu uma penalidade que Ele não devia, mas que nós devíamos por causa da multidão de nossos pecados; e assim Ele se tornou a causa do perdão dos nossos pecados, porque Ele recebeu a morte por nós, e transferiu para Si mesmo a flagelação, os insultos e a desonra, que deveria ser infligidossobre nós, e atraiu sobre Si a maldição designada, sendo feito maldição por nós ”(ibid)


Santo Ambrósio de Milão


256px-Ambrose“E então, Jesus tomou carne para destruir a maldição da carne pecaminosa, e Ele tornou-se para nós uma maldição, para que uma bênção pudesse sobrepujar uma maldição, que a retidão pudesse sobrepujar o pecado, que o perdão subjugasse a sentença e que a vida subjugasse a morte. Ele também assumiu a morte para que a sentença pudesse ser cumprida e satisfação pudesse ser dada para o julgamento, a maldição colocada na carne pecaminosa até a morte. Portanto, nada foi feito contrário à sentença de Deus quando os termos daquela sentença foram cumpridos, pois a maldição era até a morte, mas a graça é após a morte ”

(Flight from the World, in the Fathers of the Church, Vol. 65, pg. 314-315; taken from Pierced for Our Transgressions: Rediscovering the Glory of Penal Substitution by Steve Jeffery, Michael Ovey, and Andrew Sach, page 175)


S. Cirilo de Alexandria


256px-Rousanu16Ele havia sofrido, por nossa causa, embora inocente, a sentença de morte. Pois, em Sua própria Pessoa, Ele levou a sentença justamente pronunciada contra os pecadores pela Lei. Pois Ele se tornou ‘uma maldição para nós’, de acordo com as Escrituras: ‘Porque amaldiçoado é todo mundo’, é dito, ‘que está pendurado em uma árvore’. E amaldiçoados somos todos nós, pois não somos capazes de cumprir a Lei de Deus: ‘Porque em muitas coisas todos nós tropeçamos’; e muito propensa ao pecado é a natureza do homem. E desde então, também, a Lei de Deus diz: “Maldito é aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro desta Lei, para fazê-las”, a maldição, então, pertence a nós, e não aos outros. Para aqueles contra quem a transgressão da Lei pode ser carregada, e que são muito propensos a errar de seus mandamentos, certamente merecem castigo. Portanto, Aquele que não conheceu pecado foi amaldiçoado por nossa causa, a fim de nos livrar da velha maldição. Pois todo-suficiente era o Deus que está acima de tudo, morrendo por todos; e pela morte de Seu próprio Corpo, comprando a redenção de toda a humanidade. ”(Comentário sobre João, Livro XII)

“A cruz, então, que Cristo gerou, não era para os seus próprios desertos, mas era a cruz que nos aguardava, e era a nossa dívida, através da nossa condenação pela lei. Porque, assim como foi contado entre os mortos, não por si mesmo, mas por nossa causa, para que nele pudéssemos encontrar o Autor da vida eterna, subjugando consigo mesmo o poder da morte; assim também Ele tomou sobre Si a cruz que era nossa, passando sobre Si a condenação da Lei, para que a boca de toda iniqüidade pudesse agora ser detida, de acordo com as palavras do salmista; os sem pecado sofreram condenação pelo pecado de todos. ”(ibid.)

“E o título continha uma caligrafia contra nós – a maldição que, pela Lei Divina, impende sobre os transgressores, e a sentença que saiu contra todos os que erraram contra aquelas antigas ordenanças da Lei, como a maldição de Adão, que saiu contra toda a humanidade, em que todos quebraram os decretos de Deus. Pois a ira de Deus não cessou com a queda de Adão, mas Ele também foi provocado por aqueles que depois dele desonraram o decreto do Criador; e a denúncia da Lei contra os transgressores foi estendida continuamente sobre todos. Fomos, então, amaldiçoados e condenados pela sentença de Deus, por meio da transgressão de Adão e pela violação da Lei estabelecida depois dele; mas o Salvador apagou a escrita de mãos contra nós, cravando o título em Sua Cruz, que muito claramente apontava para a morte na Cruz que Ele sofreu para a salvação dos homens, que estavam sob condenação. Por nossa causa, Ele pagou a penalidade pelos nossos pecados. Pois embora Ele fosse Aquele que sofreu, ainda estava Ele bem acima de qualquer criatura, como Deus, e mais precioso do que a vida de todos. ”(Ibid)

“O unigênito foi feito homem, tomou um corpo por natureza em inimizade com a morte, e se fez carne, de modo que, suportando a morte que estava sobre nós como resultado de nosso pecado, ele pudesse abolir o pecado; e além disso, para que Ele ponhasse um fim às acusações de Satanás, visto que pagamos em Cristo as penalidades pelas acusações de pecado contra nós: ‘Porque ele levou os nossos pecados e foi ferido por causa de nós’, de acordo com a voz do profeta. Ou não somos curados por suas feridas?

(De Adoratione et cultu in spiritu et veritate, iii, 100-102, in J.P. Migne (ed.), Patrologiae Cursus Completus: Series Graeca, Vol. 68 (Paris, 1857-), pp. 293, 296; English trans. from Garry J. Williams, ‘A Critical Exposition of Hugo Grotius’s Doctrine of the Atonement in De Satisfactione Christi (unpub. doctoral thesis, University of Oxford, 1999), all taken from Pierced for our Transgressions, pg. 180)


S. Gregório Magno


256px-Francisco_de_Zurbarán_040“Pois ‘ele foi destruído sem causa’, que foi imediatamente pesado na terra pela vingança do pecado e não foi contaminado pela poluição do pecado. Ele “foi destruído sem causa”, que, sendo feito encarnado, não tinha pecados próprios, e ainda ser sem ofensa tomou sobre Si o castigo do carnal. Pois é por isso que falando pelo Profeta Ele diz: Então eu restaurei aquilo que não tirei. Pois aquele outro que foi criado para o Paraíso, em seu orgulho usurpou a aparência do poder Divino, ainda assim o Mediador, que era sem culpa, descarregou a culpa daquele orgulho. É por isso que um Sábio diz ao Pai; “Portanto, como tu és justo, tu ordenas todas as coisas com retidão; Tu também o condenas que não merece ser punido ”[Wisd. 12, 15. Vulg.] … Mas devemos considerar como Ele é justo e ordena todas as coisas, se Ele condena Aquele que não merece ser punido. Pois nosso Mediador não merecia ser punido por Ele mesmo, porque Ele nunca foi culpado de qualquer contaminação do pecado. Mas se Ele não tivesse realizado uma morte não devida a Ele, Ele nunca teria nos libertado de uma que era justamente devida a nós. E assim, enquanto “O Pai é justo”, ao punir um homem justo, “Ele ordena todas as coisas com justiça”, na medida em que por estes meios Ele justifica todas as coisas, visto que, por causa dos pecadores, Ele condena Aquele que não tem pecado; que todos os eleitos [electa omnia] podem subir até a altura da justiça, na proporção em que Aquele que está acima de tudo foi submetido às penalidades de nossa injustiça. O que então está naquele lugar chamado “ser condenado sem merecer”, é aqui dito como “afligido sem causa”. Ainda que a respeito de Si mesmo estivesse “aflito sem causa”, com respeito a nossos atos não era “sem causa”. Porque a ferrugem do pecado não poderia ser removida, exceto pelo fogo do tormento, Ele então veio sem pecado, Que deveria submeter-se voluntariamente ao tormento, para que os castigos devidos à nossa iniqüidade pudessem justamente afrouxar as partes a ele detestáveis, em que eles tinham injustamente mantido Ele, que estava livre delas. Assim foi sem causa, e não sem motivo, que Ele estava aflito, Que na verdade não tinha crimes em si mesmo, mas que limpou com o Seu sangue a mancha da nossa culpa. ”(Moral no Livro de Jó, Livro III.26 -27)


S. João Crisóstomo


St._John_Chrysostom,_lower_register_of_sanctuary“Aquele que não conheceu pecado se fez pecado para vocês”. Pois se Ele não tivesse conseguido nada além de ter feito apenas isso, pense em quão grande coisa foi dar Seu Filho por aqueles que o ultrajaram. Mas agora Ele alcançou bem as coisas poderosas e, além disso, sofreu Aquele que não errou ao ser punido por aqueles que haviam cometido erros. Mas ele não disse isso: mas mencionou o que é muito maior do que isso. O que então é isso? “Aquele que não conheceu pecado”, ele diz, Aquele que era a própria justiça, “Ele se fez pecado”, que sofreu como um pecador para ser condenado, como alguém amaldiçoado a morrer. “Pois amaldiçoado é aquele que está pendurado em uma árvore.” Pois morrer assim era muito maior do que morrer; e isto ele também em outro lugar implicando, diz: “Tornando-se obediente até a morte, sim a morte da cruz.” Pois isso, não é só punição, mas também desgraça. Reflita, portanto, quão grandes coisas Ele concedeu a vocês. Pois uma grande coisa, de fato, era mesmo um pecador morrer por qualquer um; mas quando Aquele que sofre isso é justo e morre pelos pecadores; e não morre somente, mas como um amaldiçoado; e não como amaldiçoado [morre] somente, mas assim livremente nos concede aqueles grandes bens que nós nunca procuramos ”(2 Coríntios, Homilia XI)

“Portanto, não tenhamos medo do inferno, a não ser que ofendamos a Deus; pois é mais doloroso do que quando Ele se desvia na ira: isso é pior que tudo, mais pesado que todos. E para que vocês aprendam o que é uma coisa, considere isso que eu digo. Se alguém que era um rei, vendo um ladrão e malfeitor sob castigo, deu seu bem-amado filho, seu unigênito e verdadeiro, para ser morto; e transferiu também a morte e a culpa, dele para seu filho (que não possuía tal caráter), a fim de salvar o condenado e livrá-lo de sua má reputação; e então se, depois de tê-lo promovido a uma grande dignidade, ele ainda tivesse, depois de salvá-lo e promovê-lo àquela glória indescritível, fosse ultrajado com a pessoa que recebera tal tratamento: não faria esse homem, se tivesse algum sentido, Escolhido dez mil mortes em vez de parecer culpado de tão grande ingratidão? ”(ibid.)


S. Teodoreto de Ciro


Theodoret_of_Cyr_(in_A._Thevet1584)“Libertarei tudo da morte, não apenas como um exercício de misericórdia, mas na justiça e misericórdia, e não em virtude de qualquer poder arbitrário, mas como exercício legítimo de poder. Eu paguei a dívida pela natureza humana. Embora não seja responsável pela morte, eu a suporto; embora não estivesse sujeito a isso, eu passei por isso; embora não seja necessário para prestar contas, fui alistado com aqueles que assim exigiram; embora livre de dívidas. Fui classificado com os devedores, paguei a dívida da natureza e, ao suportar uma morte injusta, liberei aqueles pelos quais a morte é merecida. Por ser injustamente detido, libero da prisão aqueles que são justamente mantidos lá. Oh! Vingador cruel do pecado, olhe para a dívida da natureza apagada, olhe para Ele pregado na cruz e o decreto do pecado abolido. Veja como nenhum vestígio de pecado é inserido. Os olhos deste corpo pagaram por olhos que olhavam para as coisas más; aqueles ouvidos pagaram pelas orelhas que foram expostas à sujeira; esta língua por línguas se moveu em transgressão da lei; aquelas mãos para as mãos que realizaram ações perversas; aqueles outros membros para membros que perpetravam o mal de qualquer tipo. Agora que a dívida é paga, é apropriado que aqueles que foram detidos em sua prisão sejam libertados e recuperem sua liberdade anterior, e entrem em seu patrimônio ”

(São Teodoreto de Ciro, Divina Providência, Discurso 10). , 433-437 dC)


Tradução

Penal Substituition in the Church Fathers
Disponível em: https://erickybarra.org/2019/02/14/penal-substitution-in-the-church-fathers/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: