”Por que, Deus, por quê?” – O Problema do Sofrimento

File:Jarbach Altarpiece 01.jpg

 

Ultimamente, tenho sido inundado por histórias de tragédia horríveis, imenso sofrimento, perda de esperança, felicidade despedaçada e feridas dolorosas. Quero dizer o tipo que, uma vez ouvido, você fica sem uma migalha de sabedoria terrena para trazer consolo. Há apenas algumas coisas que acontecem em nossas vidas que, após reflexão adicional, apenas confirmam que não há palavras a serem ditas que possam restaurar a esperança e a cura. Muitos de nós até morrem antes de obter respostas satisfatórias, se já não percebemos antes. Falo aqui das histórias que ouço nos noticiários da mídia, de amigos, parentes próximos e até da minha própria vida. Sim, não tenho vergonha de dizer que sofro. Meu sofrimento pode ser consideravelmente menor do que os outros, e muito menos do que as gerações que me precederam, mas o fato é que todos nós sofremos. Se você ainda não sofreu, apenas espere. Como um orador cristão disse uma vez, a vida vai chutar seus dentes pra valer 6 ou 7 vezes (no mínimo!). Se isso já não aconteceu, você só precisa viver um pouco mais e isso vai acontecer. De um jeito ou de outro. Alguns de nós recuperam nossos dentes e outros nunca recuperam um único dente. Essas perdas podem ser físicas, materiais ou espirituais. De fato, eu tenho um número de membros muito próximos da família que estão sofrendo imensamente enquanto falamos. Mesmo assim, se eu tivesse que falar por mim mesmo, é no reino espiritual que eu sofro o mais. Eu também conheço muitos amigos íntimos cuja conversa contínua consiste em definir seu sofrimento espiritual, mesmo que implicitamente. Eles podem nem saber que eu posso ouvir isso neles.

Então o que fazer?

Onde está Deus em tudo isso?

Nós chamamos Deus Pai, não é? Nós oramos a Ele pelas coisas, certo? Nosso Senhor não disse algo como “que homem há entre vós que, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se ele pedir um peixe, ele lhe dará uma serpente? Se vocês, então, sendo maus, sabem dar bons presentes a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que Lhe pedirem! ”(Mt 7: 9-11). Isso foi dito no famoso Sermão de Jesus, chamado de Sermão da Montanha, e continua do capítulo 5 ao 7 no Evangelho segundo São Mateus. Eu sempre pensei que este Sermão fosse a teologia básica de Deus Pai que Jesus queria que Seus discípulos soubessem. Já li o Novo Testamento tantas vezes que cometi violações graves ao ler tão rapidamente através do Sermão da Montanha sem ler mais devagar e orar a Deus para revelar Seu rosto para mim nas palavras de nosso Senhor. Bem, pela graça de Deus, este dia eu fiz exatamente isso. E eu percebi, Jesus ensina na citação acima que devemos ver Deus como um pai muito melhor do que todos os melhores pais terrestres da Terra. O raciocínio é bastante inegável. Que bom pai do mundo daria a seu filho ou filha uma cobra mortal e venenosa ou uma pedra sem vida quando pedem pão? A questão retórica é clara. Não existem tais pais que sejam bons. Nós sabemos disso por experiência. Nosso Senhor sabe que sabemos disso por experiência. E, no entanto, aqui está o próprio Senhor da Glória, argumentando a partir da experiência humana para transmitir as alturas do caráter de Deus para nós.

Mas, não é bom o suficiente, você vê?

Veja, se alguns de nós estivessem ouvindo o Senhor Jesus naquela época, nós teríamos, em tom incerto, respondido com: “De fato, creio que é precisamente este Deus e Pai seu que nos deu cobras, pedras, e até a última dor dolorosa em nossas almas e corpos! Confesso que houve mais vezes do que eu poderia contar onde este era o meu próprio coração. Eu tenho visto uma certa profundidade para o desespero que posso ter tido nesta vida para ter sido suficiente a me levar até lá. E nos tempos em que estive lá, penso no sentimento como um homem enterrado a 400 pés de profundidade no chão. Onde eu poderia ter tentado imaginar a luz à frente através do túnel escuro, ou onde eu poderia ter sido uma luz no fim do túnel para outra pessoa, eu era uma âncora para o desespero. Senhor tenha piedade.

Se você está lendo isso, e pode compreender o que estou dizendo, então eu não tenho que lhe dizer que posses físicas, riqueza, saúde, prosperidade e boa filosofia motivacional simplesmente derretem, como um homem disse, como um Estatueta de cera diante de uma fornalha quando confrontada com a dor da alma que requer algo muito mais. Infinitamente mais.

Qual é a resposta? À pergunta: “Por que, Deus?”, Posso dar-lhe algumas das respostas padrão que ouvimos dos apologistas cristãos de antigamente e de hoje, como a intenção de Deus de trazer um bem maior através das coisas más permitidas. Mas, às vezes, até isso não é suficiente. Por isso, direi a você que não tenho uma resposta para essa pergunta, mas posso ter algo a dizer que o ajudará de qualquer maneira. É muito simples. Nosso Senhor Jesus, Deus-em-carne, andou nesta terra e, como nos diz o inspirado São Lucas, andou por aí “fazendo o bem” (Atos 10:38). Ele curou paralíticos, leprosos, os doentes e os moribundos. Não seria ótimo se víssemos tudo isso? Lembro-me de momentos em minha vida em que costumava me perguntar: “Não seria muito mais fácil acreditar em Jesus se fôssemos testemunhas oculares de todas as coisas milagrosas que Jesus fez? Isso não torna os apóstolos, em certo sentido, colocados em um lugar mais privilegiado do que aqueles que não o viram? Não os coloca em um lugar onde é mais fácil e menos difícil acreditar? ”. Sim e não. São Lucas registra o seguinte:

”Então se voltou para os seus discípulos e disse em particular: “Bem-aventurados os olhos que vêem as coisas que vês; pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vedes, e não o viram, e ouvir o que ouvem e não o ouviram ”(Lucas 10: 23-24).

Então sabemos que eles foram mais abençoados. E ainda assim, nosso Senhor diz: “Tomé, porque você me viu, você acreditou. Bem-aventurados os que não viram e creram. ‘”(João 20:29). Sem dúvida, então, que essa bênção maior estava sobre os cristãos da diáspora que São Pedro escreveu. Na abertura da epístola, ele escreve:

“Nisto, vocês se regozijam muito, embora agora, por algum tempo, se necessário, tenham ficado tristes com várias provações, que a genuinidade de vossa fé, sendo muito mais preciosa que o ouro que perece, embora seja testada pelo fogo, possa ser encontrada para louvar, honrar e gloriar-se na revelação de Jesus Cristo, a quem não tendo visto vocês amam. Embora agora vocês não O vejam, mas creiam, vocês se alegram com a alegria inexprimível e cheia de glória, recebendo o fim de sua fé – a salvação de suas almas ”(1 Pedro 1: 6-9).

Você olharia isso? Essas pessoas “regozijam-se muito” enquanto são “afligidas por várias provações”, têm sua fé “testada pelo fogo” e, no entanto, nunca viram o Senhor Jesus. O que essas pessoas têm que nós não? São Pedro nos diz: fé genuína. As provas testam nossa fé, para provar que ela é genuína ou falsa. E ficou claro para mim neste dia, enquanto eu meditei na Sagrada Escritura, que não é tanto o fato de que a fé é testada pelo sofrimento, a fim de provar que é genuína e que nos dá esperança, mas é o fato de que Há pessoas que tiveram essa fé e foram para o Senhor! Temos todas essas perguntas sobre por que o mal existe? Por que Deus faz isso? Permite isso? Coloca-nos através disso? Todas essas perguntas são antigas. Perguntas antigas. Elas podem remontar ao Jardim do Éden. Por que a serpente? Por que a morte veio desde o começo? Por que Abel inocentemente perdeu a vida? Por que Deus destruiu o mundo com água na grande inundação? Por que Israel passou mais de quatro séculos nos confins do Egito, a última parte da qual consistia em dura escravidão e trabalho árduo? Por que Israel permaneceu perdido, mesmo depois disso, por quarenta anos no deserto? Por que Israel foi para o exílio, afinal? Por que o templo foi destruído? Por que os reis maus e ímpios ascenderam ao poder e prosperaram com vidas longas? Por que os primeiros cristãos tiveram que sofrer tão grande martírio? Acima de tudo, por que as criaturas estúpidas foram autorizadas a levantar, pendurar e matar Deus enquanto pregavam na Cruz e O deixavam lá como se fosse impuro?

As respostas para essas perguntas podem não ser nenhuma, ou podem não ser totalmente satisfatórias. Há um mistério para toda essa providência soberana, e podemos, se Deus permitir, saborear o fato de que tudo é para Sua própria glória e propósito. Mas o que parece mais concreto para mim, neste momento, é saber que sempre houve homens e mulheres, ao longo desta história grosseira da humanidade, que responderam a tudo isso com alegre louvor em Deus enquanto perseveravam com paciência, viviam vidas. marcadas pela santidade, e ofereceram suas vidas como um cheiro de doce aroma a Deus. Alguns foram mortos (Abel), traídos e abandonados (José), vítimas de adultério (Oséias), perderam literalmente de tudo (Jó), ou foram apedrejados (Habacuque, Jeremias, Santo Estêvão, o Protomártir), etc, etc. E, no entanto, eles foram marcados pela alegria inabalável em Deus, e pacientemente suportaram o que este mundo tinha para eles.

Olha, acreditar em Jesus é acreditar em seu poder. Isto é o que Jesus viu naqueles que Ele curou. Ele costumava dizer: “Sua fé salvou você”. Fé em quê? Fé no poder de Deus é o que os salvou. Assim, acreditar em Jesus é acreditar em seu poder. Se estamos em um ponto em que temos dificuldade de nos ajoelhar e buscar a Cristo de todo o coração pela graça de suportar pacientemente e perseverar tudo o que o mundo tem para nos atirar, incluindo especialmente os tiros que vêm de dentro da casa de Deus, é um bom sinal que perdemos a fé no poder de Jesus Cristo. E, como eu disse, acreditar em Jesus é acreditar em Seu poder. Negar ou ignorar seu poder é negá-lo.

Minha mensagem aqui é a seguinte: em vez de encontrar poder para responder a todas as suas perguntas, ver todas as objeções resolvidas ou ver seus problemas desaparecerem, busque poder onde ele é exibido principalmente na vida daqueles que vieram antes de nós (ou pessoas que você conhece hoje), que foram capazes de viver uma vida de imensa alegria e paciência, apesar de toda a loucura e desconhecido. De fato, o poder que levaria para responder suas objeções e / ou ver-se curado é um poder muito menor do que aquele poder que pode sustentá-lo quando você, quase incapaz de levantar seus olhos para o céu, pode, vez após vez, ver pelo testemunho de tantas testemunhas, nosso próprio Senhor o Capitão, abra-se ao poder de Jesus em fazer de você um vaso para mostrar Sua força quando somos fracos. Isto é o que nosso Senhor quis dizer quando, depois de ouvir as orações de São Paulo para ser curado do espinho em seu lado, respondeu com: “Minha graça é suficiente para você, porque a minha força é aperfeiçoada na fraqueza” (2 Cor 12: 8-10). Uau! O que? Você quer me dizer que Deus não está no negócio de tornar Sua força conhecida em nossa força? Sim isso está certo. E esse é o nosso problema. Nós queremos ser fortes. A solução? Abrace sua fraqueza! Aprenda a viver com sua fraqueza! Ame sua fraqueza! Proclame sua fraqueza! Ame sua fraqueza! Ostentem o fato de que você não sabe por que Deus fez como Ele fez !! Por isso, a força do nosso Deus é feita perfeita!

Agora, eu não terminarei aqui antes que eu saiba que o meu ego sinistro ainda tem uma objeção adicional (elas nunca terminam?). Certamente era mais fácil para pessoas como São Paulo, os Apóstolos, Abraão, Davi, Noé, Abel o justo, Moisés, Isaías, Jeremias, etc, etc. Eles realmente encontraram o rosto milagroso para contemplar! Não seria muito mais fácil ter apenas mais segurança das coisas para tornar as coisas um pouco mais fáceis de gerenciar? A resposta é simples. Eles foram muito mais abençoados por terem visto a Deus, mas com uma proximidade maior a Deus vem um teste muito maior. E nós vemos isso confirmado. Mas, mesmo assim, há um certo senso de que aqueles que estiveram mais longe de encontros diretos são colocados sob um desafio maior de acreditar. Eu não posso deixar de receber isso do nosso Senhor, que disse, como citado acima, que o homem que acredita, mas não viu, é muito mais abençoado do que aquele que acredita porque viu. Isto é porque a fé não é tanto o que você tem visto com os seus olhos quanto é o que está acontecendo em seu coração, alma, mente e eu interior. Você realmente ama a Deus? É por isso que a fé é provavelmente a coisa mais difícil do mundo. Não brinque com isso. Entregue-se a Deus e, juntamente com os Apóstolos, clame: “Senhor, eu creio; ajuda a minha incredulidade! ”Muito em breve, tenho certeza de que seu coração pode ser tão convertido que, em vez de atirar em Jesus dizendo que Deus o Pai nos dá serpentes, você verá que Ele sempre nos dá o que mais precisamos para o nosso bem. Por que, não é o próprio Senhor Jesus, o eterno Filho de Deus, que veio do eterno seio do Pai, que é a querida morada do fogo do amor de Deus, que era perfeitamente sem pecado, mas que mesmo assim era homem sem lugar para colocar seus mortos, afligidos, e odiado por todos? O que esse Filho eterno viu no Pai celestial? Creio que foi dito quando foi dito por seus discípulos: “Rabbi, coma”, ao que ele respondeu: “Tenho comida para comer, da qual você não sabe … Minha comida é fazer a vontade daquele que enviou a Mim, e para terminar o seu trabalho ”(João 4: 32-34). O Senhor sabia que, como o eterno Filho, o Pai Lhe daria a comida perfeita quando pedisse. O que foi essa comida? Foi a cruz. Essa é a nossa comida? Se não é, então estamos jantando em uma mesa diferente do que o nosso Senhor. E o que isso significa?

Deixo-vos com a passagem mais sucinta da Escritura que encapsula toda a minha mensagem para você. Mais importante ainda, mantenha o dedo na alegria, pois é a esperança da glória futura, e não a resposta para todas as nossas perguntas, nem a cura de nossos corpos, que nos dará essa alegria que Jesus teve na dieta de uma maldição. -Cruz:

“Portanto, nós também, visto que estamos cercados por tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo peso, e o pecado que tão facilmente nos enlaça, e corramos com perseverança a maratona que está colocada diante de nós, olhando para Jesus , o autor e consumador da nossa fé, que pela alegria que foi colocada diante Dele suportou a cruz, desprezando a vergonha, e sentou-se à destra do trono de Deus. ”(Hb 12: 1-2)


Tradução

YBARRA, Erick. Why, God, Why?

Disponível em: https://erickybarra.org/2019/04/26/why-god-why/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: