Uma Fé em Vão: S. Paulo vs o Cristianismo ”Progressista”

https://i1.wp.com/shamelesspopery.com/media/2019/04/Giotto_di_Bondone_-_No._37_Scenes_from_the_Life_of_Christ_-_21._Resurrection_Noli_me_tangere_-_WGA09224-700x648.jpg

 

 

Em cada Natal e Páscoa, os principais meios de comunicação veiculam histórias destinadas a desacreditar as realidades históricas presentes nestes Dias Sagrados ou no Cristianismo em geral. Este ano, o papel iconoclasta é obedientemente desempenhado pelo colunista do New York Times, Nicholas Kristof, e pela ministra protestante Serene Jones. Em uma entrevista com Jones, Kristoff pergunta: “Para alguém como eu, que é atraído pelos ensinamentos de Jesus, mas não acredita no nascimento virginal ou na ressurreição física, o que eu sou? Eu sou cristão? ”Jones responde:“ Bem, você parece muito comigo, e eu sou uma ministra cristã”.

Mas não é suficiente para a ministro e presidente do seminário (no Union Theological Seminary, um bastião do protestantismo liberal) lançar dúvidas sobre a realidade do nascimento virginal e da ressurreição. Jones passa a desacreditar a fé “vacilante” daqueles que realmente acreditam no que os evangelistas contam:


Para os cristãos para quem a ressurreição física se torna uma espécie de obsessão, parece-me ser uma fé muito instável. E se amanhã alguém encontrasse o corpo de Jesus ainda no túmulo? Isso significaria então que o cristianismo era uma mentira? Não, a fé é mais forte que isso.


É verdade, se você não acredita em nada concreto a respeito de Jesus, é muito difícil refutar a ressurreição, porque não há nada que refutar. Mas para os cristãos através dos séculos, a ressurreição é o evento muito real sobre o qual toda a fé é baseada. Os maiores cristãos sempre tiveram uma saudável “obsessão” por seu Senhor, incluindo e talvez especialmente sua ressurreição.

Em 1 Coríntios, São Paulo descreve como sendo de “primordial importância” o fato de “que Cristo morreu pelos nossos pecados de acordo com as escrituras, que ele foi sepultado, que foi ressuscitado no terceiro dia de acordo com as escrituras, e que apareceu a Cefas, depois aos doze ”(1 Coríntios 15: 1-4).

Há uma razão para essa importância central da ressurreição. Ao contrário de Serene Jones, São Paulo acreditava no céu e no inferno. Quando Kristof perguntou a Jones o que acontece quando morremos, ela respondeu: “Eu não sei! Pode haver alguma coisa, pode não haver nada. ”Para isso, São Paulo provavelmente responderia como em 1 Coríntios. 15: 12-19

Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.


Tradução

HESCHMEYER, Joe. A Faith in Vain: St. Paul vs ”Progressive” Christianity

Disponível em: http://shamelesspopery.com/a-faith-in-vain/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: